Grupamento Aeromóvel da PM do Rio de Janeiro tem novo comandante

- Anúncio -

Rio de Janeiro – Na manhã desta quinta-feira (6), aconteceu a cerimônia de troca de comando do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), na sede da unidade, localizada no Centro de Niterói. O tenente-coronel Rogério Cosendey Perligeiro assumiu o comando do GAM no lugar da coronel Clarisse Antunes Barros.

Grupamento Aeromóvel da PM do Rio de Janeiro tem novo comandante
Grupamento Aeromóvel da PM do Rio de Janeiro tem novo comandante

Após a execução do Hino Nacional, a então atual comandante do GAM, coronel Clarisse Antunes Barros, discursou sobre os vários ciclos da vida, dando como exemplo sua passagem pelo Grupamento. A coronel tem 28 anos de carreira militar e por duas vezes esteve à frente do GAM, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição em um Grupamento Aéreo no Brasil. Vale ressaltar que menos de 10% do efetivo da polícia militar do Rio de Janeiro é composto por mulheres.

Clarisse citou melhorias proporcionadas pela sua gestão como o aumento da capacidade operacional, redução de custos e aumento do nível de segurança das operações aéreas. Ela ainda enalteceu o GRAER da PM Bahia por ser uma referência em aeronaves remotamente pilotadas (RPA), que é o caso dos drones. Para Clarisse, “o fator humano é fundamental para o sucesso de qualquer gestão”.

Em seguida, o comandante do Comando de Operações Especiais (COE) da PM, coronel Sarmento, parabenizou a coronel pela atuação à frente da unidade, ressaltando sua dedicação e competência no comando. Além disso, desejou sucesso na missão do tenente-coronel Rogério Cosendey Perligeiro, que assumiu o comando da unidade, enfatizando que “o serviço do Grupamento é indispensável à Polícia Militar”.

O tenente-coronel Cosendey comentou sobre os benefícios gerados pela atuação do GAM. “O Grupamento é importante para a polícia militar porque trabalha com a parte de coordenação de auxílio na geração de imagem e com o transporte de policiais feridos em serviço. Nós que fazemos a transferência desses policiais, que foram baleados por exemplo, para os hospitais melhores capacitados em atendê-los. Além disso, nós oferecemos todo o apoio às operações policiais, principalmente as especiais, o que auxilia a população de uma forma geral”, disse ele.

Durante a solenidade, estiveram presentes diversas autoridades militares e civis, entre as quais, o ex-comandante geral da PM, coronel Wilton Soares Ribeiro; a comandante do Grupamento de Ações Pré-hospitalares (GAPH), tenente-coronel Myriam Broitman; o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv), coronel PM Marcus Vinícius Porto; o subcomandante do Batalhão de Operações com Cães (BAC), major Aguiar; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Guimarães; o subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), tenente-coronel Saliva; e o coordenador de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), tenente-coronel da PM Emerson.

Grupamento Aeromóvel da PM do Rio de Janeiro tem novo comandante
Grupamento Aeromóvel da PM do Rio de Janeiro tem novo comandante.

Mais Notícias Web.

- Anúncio -