- Anúncio -

Rio de Janeiro –  No sábado (15), o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi acionado para duas missões de salvamento, uma no mar e outra na mata.  Por volta das 12h20, o 2º GMAR precisou da equipe para apoiar em um salvamento no mar no Posto 8, Barra da Tijuca.

Um guarda-vida encontrava-se na água com um afogado e como o mar estava muito agitado e com ventos fortes, foi necessário o emprego da aeronave. Logo que a equipe do helicóptero Bombeiro 04 chegou ao local avistaram o bombeiro com a vítima. Um tripulante saltou da aeronave para ajudar no salvamento e todos foram retirados da água com o puça. Na praia a vítima foi deixada aos cuidados dos bombeiros da ambulância do 2º GMAR.

Quando a equipe retornava para a base, foram novamente acionados para apoio a um salvamento em mata. O 1° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA) solicitou o apoio da aeronave para socorrer vítima com fratura de membro inferior que estava em local de difícil acesso.

No local, o Major dos Santos, comandante da aeronave, encontrou a melhor proa e realizou o pairado para que o tripulante Sgt Lemos pudesse lançar a corda até o solo e Cb Wander descesse de rapel para abordar a equipe do 1° GSFMA, que estava com a vítima. Ela já se encontrava estabilizada na maca envelope.

A vítima foi retirada do local utilizando a técnica Mcguire e deixada no 1º GSFMA, onde havia uma guarnição médica aguardando a vítima. Em seguida a equipe retornou ao Destacamento de Bombeiro Militar, pronta para um novo acionamento.

- Anúncio -