Grupamento Tático Aéreo de Sergipe participa de instrução sobre NVG junto ao comando do DTCEA/Aracaju

- Anúncio -

Sergipe – Nesta quinta-feira (31), pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e equipes de apoio solo do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE), participaram de duas palestras realizadas pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA/Aracaju) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e equipes de apoio solo do GTA/SE participaram de palestras realizadas pelo DTCEA/Aracaju.
Pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e equipes de apoio solo do GTA/SE participaram de palestras realizadas pelo DTCEA/Aracaju.

A primeira aula que foi ministrada pelo controlador de voo, Sgt. Werner (FAB) nas dependências do aeroporto Santa Maria, abordou especificamente os aspectos referentes as atualizações da “ICA 100-4”, que é a instrução sobre “Regras e Procedimentos Especiais de Tráfego Aéreo para Helicópteros”.

Já o segundo tema, “NVG” (nightvision goggles ou óculos de visão noturna), teve como facilitador o comandante do DTCEA/Aracaju, Cap. aviador Teixeira (FAB), que possui vasta experiência com este equipamento em operações com helicópteros da aeronáutica, que por sua vez, permite ao seu utilizador, operar em ambientes de baixíssima luminosidade.

A instrução dos militares da FAB envolvendo as diretrizes para aplicação do óculos de visão noturna (NVG) em operações policiais de alto risco, atende a um pedido da Secretaria de Segurança Pública que através do Governo de Sergipe, investiu em 2013, cerca de R$ 500 mil reais na compra do equipamento e treinamento da tripulação do GTA/SE.

Segundo o Coordenador do GTA, Virgílio Dantas, esta foi a primeira de muitas instruções que estarão sendo realizadas. “Estamos ampliando a parceria que temos com o DTCEA através de seu comandante, Cap. Teixeira, que é especialista em voos com NVG e está nos dando orientações valiosas para nossas operações noturnas. Estas instruções são imprescindíveis para mantermos a segurança de voo em alto nível e termos nossas equipes qualificadas para atuar na proteção dos sergipanos”.

Por Ricardo Pinho.

- Anúncio -