GTA/PE e SAMU completam um ano de parceria e comemoram mais de 300 vidas salvas

Mais de 300 vidas salvas. Esse é o resultado de um ano de parceria entre o Grupamento Tático Aéreo – GTA da Secretaria de Defesa Social – SDS e a Secretaria de Saúde do Recife, através do Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, apresentado durante solenidade de comemoração, realizada na tarde desta quarta – feira (22), no Salão do Aeroclube de Pernambuco. A solenidade contou com a bênção do frei José Maria e do discerramento da placa.

Firmado com o objetivo de constituir um mecanismo eficiente e eficaz de atendimento de urgências e emergências médicas, operacionalizando o socorro a vítimas de acidentes e catástrofes com a utilização de helicópteros, o convênio completou um ano nesse mês de Agosto e comemora o ótimo resultado já conquistado.

A parceria consiste na integração entre as duas secretarias, no atendimento de resgate e pré-hospitalar, priorizando a agilidade e deslocamento de vítimas aos hospitais, proporcionando ainda, uma melhor qualidade no socorro. Os resgates com o apoio das aeronaves são realizados todos os dias, do nascer ao pôr do sol, inclusive aos Domingos e feriados, contando sempre com uma equipe composta por um Piloto Comandante de Aeronave, um Operador Aéreo, um Médico e um Enfermeiro.

De acordo com o Comandante do GTA, major Alisson Bandeira, são realizados em média 6 a 7 atendimentos aeromédico por semana. Para o comandante, a parceria é de grande importância. “Após a cooperação técnica, a aeronave aeromédica, recebeu equipamentos médicos de alta tecnologia, proporcionando suporte avançado à vida e passou a contar com médico e enfermeiro a bordo, o que resultou num aumento na qualidade e resultados expressivos de atendimento”, completou.

Graças ao investimento do Governo do Estado, que preza a realização do atendimento com qualidade e agilidade preservando vidas, as aeronaves da SDS proporcionam um tempo resposta de atendimento compatível aos melhores serviços aeromédicos do mundo, considerando que as aeronaves levam em média 10 minutos, a partir do local da ocorrência, para resgatar e remover as vítimas, com risco absoluto, a um hospital a aproximadamente 35 Km de distância.

O serviço pode ser acionado através da central reguladora do SAMU, pelo Centro Integrado de Operação de Defesa Social – CIODS ou até mesmo por Policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, que cheguem primeiro ao local do acidente. Os atendimentos abrangem a Região Metropolitana, Capital e Interior, com um raio de 80 km, tanto nos casos emergenciais, quanto nos casos de urgência.

Para o Doutor Leonardo Gomes, Gerente do SAMU Metropolitano, o convênio veio para somar. “Consideramos essa parceria de extrema importância, haja vista que contamos com equipamentos super modernos e principalmente com a agilidade. Passamos a chegar aos locais de resgate e até nos locais mais distantes, mais rápido, buscando sempre salvar vidas. O GTA já era respeitado por todos nós e agora conhecendo tudo de perto, passamos a admirar muito mais o trabalho realizado pelo Grupamento”, disse.

Para o capitão Souza Neto, subcomandante do GTA, o deslocamento ágil e versátil, aliado aos recursos humanos e materiais do SAMU tem proporcionado cada vez mais a possibilidade de salvar vidas. “Após o firmamento do termo de cooperação técnica entre as secretarias, foi possível perceber uma significante diminuição das sequelas decorrentes da falta de um socorro rápido, menor tempo de internações em hospitais e redução de óbitos. Consideramos essa iniciativa, como um passo importantíssimo que o Governo do Estado deu em prol da sociedade”, completou.

O Grupamento Tático Aéreo conta hoje com três helicópteros multimissão, utilizados nas ações e operações policiais, busca e salvamentos, resgates e remoções aeromédicas, além de transporte de órgãos, ações de Defesa Civil, dentre outras.

Também participaram da solenidade o Diretor Geral de Atenção à Saúde, Rodrigo Cariri, Vanessa Farias, no momento representando a Secretaria Municipal de Saúde de Olinda, Lucinete Araújo, representando a Secretaria Municipal de saúde de Jaboatão dos Guararapes, a tenente coronel PM, Conceição Antero, representando o Comando Geral da PM, o tenente coronel do Corpo de Bombeiro Militar, representando o órgão e Gustavo Falcão, representado a Polícia Civil.

Fonte: Secretaria de Defesa Social.

2 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS AOS GUERREIROS AÉREOS QUE TEM EFETUADO APOIO AS PESSOAS QUE PRECISAM DESSA ESPERANÇA ALADA,AOS FALCÕES DO GRUPAMENTO TÁTICO AÉREO.QUE NOSSO BOM DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O CAMINHO DO GTA E AOS NOBRES SOCORRISTAS AÉREOS.”PROTEÇÃO E LIBERDADE SOB NOSSAS ASAS,FALCÃO”!!!!!!!!!!!!!
    UM ABRAÇO AOS COMPANHEIROS,DESTE (FALCÃO45,MANAUS-AM).

Escreva um comentário

três × cinco =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários