- Anúncio -

Itália – A Leonardo entregou no dia 20 de setembro o seu milésimo helicóptero AW139. O evento representa uma conquista histórica: o AW139 é o programa de helicópteros mais importante nos últimos 15 anos da Leonardo e estabeleceu um recorde de produção nas perspectivas da indústria da aviação italiana.

A milésima máquina desse modelo foi entregue à Guardia di Finanza (Guarda de Finanças), na Itália, durante uma celebração oficial realizada na fábrica da Leonardo em Vergiate (Varese – Itália), na presença de representantes institucionais, clientes, parceiros e fornecedores, além da alta gerência e funcionários da empresa.

O primeiro voo do AW139 remonta ao início de 2001. O helicóptero possui pedidos de mais de 1.100 unidades, que superam 280 clientes, em mais de 70 países em todos os continentes. A aeronave registrou cerca de 2,5 milhões de horas de voo desde a primeira entrega, no início de 2004.

O AW139 tem sido utilizado mais de 30% em atividades de busca e salvamento, aeromédico, segurança pública, combate a incêndios e defesa civil; mais de 30% para transporte offshore; cerca de 20% para tarefas militares; o restante é responsável por missões VIP, institucionais e de transporte corporativo.

A frota AW139 tem presença global: cerca de 30% na Europa, 30% na Ásia e Australásia, 15% no continente americano, seguido pelo Oriente Médio. O sucesso internacional do AW139 é tão importante que, para atender às demandas do mercado, o helicóptero é produzido em diferentes linhas de montagem, tanto na Itália, quanto na fábrica de Vergiate e na Filadélfia, Estados Unidos.

O AW139, juntamente com outros modelos de nova geração da Leonardo, teve um papel significativo na evolução do mercado. Essas aeronaves contribuíram para a empresa ter uma participação de 40% do setor civil mundial em termos de valor, em 2018.

O AW139 cresceu significativamente em apenas alguns anos, adaptando-se às novas necessidades dos clientes. O peso máximo de decolagem aumentou de 6,4 para 7 toneladas. Quase 1.000 kits e equipamentos foram certificados. Com sistemas avançados de proteção contra gelo, o AW139 pode voar em todas as condições climáticas.

Este modelo também é o único no mundo capaz de continuar a voar por mais de 60 minutos sem óleo na transmissão, o dobro dos 30 minutos estabelecidos pelas autoridades de certificação. Apesar da experiência e maturidade alcançadas em 15 anos de atividade operacional, o AW139 continua sendo um programa jovem e moderno, destinado a desempenhar um papel de liderança no futuro.

O AW139 é de fato o antepassado de uma família de helicópteros composta pelo menor e mais leve AW169 e pelo maior e mais pesado AW189. Os modelos compartilham a mesma filosofia de projeto, o mesmo alto desempenho, as mesmas características de voo e os mesmos padrões de certificação, bem como a mesma abordagem para manutenção e treinamento. Um conceito que permite aos operadores com frotas grandes e diversificadas, com modelos de 4 a 9 toneladas de peso, criar sinergias significativas no treinamento da tripulação, operações de voo, manutenção e suporte logístico.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários