Heli-Expo 2010 – Garmin lança novos produtos para o mercado de helicópteros

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A Garmin quer aumentar sua participação no mercado de asas rotativas, desenvolvendo seus sistemas de TAWS [1] e MFD [2] G500 também para helicópteros.

O MFD [2] G500H e o opção de HTAWS [3] para os navegadores GNS 430W / 530 W foram apresentados pela Garmin na Heli-Expo 2010, em Houston. A Garmin espera certificá-los no segundo trimentre deste ano.

A Garmin é uma das líderes de displays de voo e TAWS [1] para a aviação geral de asa fixa, mas não tinha um produto específico para o mercado de helicópteros. Jim Alpiser, diretor de aviação e pós-venda, disse que com os recentes problemas de segurança no mercado de helicópteros, em particular os acidentes de CFIT [4], era impetuoso que a compania decidisse por oferecer produtos específicos para helicópteros.

Garmin Flight Display G500H

“Nós temos a tecnologia e a capacidade certas para desenvolver produtos para o mercado de helicópteros e estamos definindo a melhor maneira de dispor os equipamentos para servir a essa importante necessidade dos operadores de helicóptero”,  disse Alpiser.

Ele aponta ainda que as recentes estatísticas mostram um aumento de 60% no número de acidentes fatais, muitos deles causados por CFIT [4]. Alpiser explica que a Garmin “viu a necessidade” de uma nova linha de produtos que potencialmente pode diminuir a taxa de acidentes envolvendo helicópteros.

O HTAWS [3] desenvolvido pela Garmin engloba capacidade de alerta de colisão com o terreno, que avisa o piloto sobre perigo de colisão com alertas coloridos visuais e sonoros. O piloto terá ainda a flexibilidade de selecionar os vários tipos de alertas ou optar por reduzir o modo de proteção quando em operações à baixa altura.

Garmin GNS 430W/530W com HTAWS

A Garmin tem desenvolvido três novos bancos de dados mundiais específicos para o sistema de HTAWS [3], adicionando aproximadamente 30.000 novos obstáculos que não são necessários para a aviação de asa fixa, bem como 7.000 informações de helipontos.

Uma vez certificado, a Garmin irá iniciar as vendas da nova série de GNS 430W/530W com HTAWS [3] por US$ 9.995,00, bem como oferecer um upgrade para os produtos da série antiga.

O MFD G500H estará inicialmente disponível para os modelos Bell 206 e 407, e posteriormente para outros modelos, inlusive para a linha Eurocopter. O MFD G500H é derivado do G500 e G600, com novos recursos desenvolvidos especificamente para aeronaves de asas rotativas, incluindo tecnologia de visão sintética e banco de dados específicos para helicópteros. Uma vez certificado, o MFD G500H será vendido por US$ 24.995,00.

Para maiores informações sobre os lançamentos e outros produtos Garmin, acesse : www.garmin.com/helicopters.


Fonte : press release Garmin

Notas do site :

[1] TAWS (Terrain Awareness Warning System) – sistema de alerta situacional com o terreno.

[2] MFD (Multi-function display) –  Tela LCD ou CRT ladeada com diversos botões usada para mostrar informações aopilloto em diversas maneiras configuráveis.

[3] HTAWS (Helicopter Terrain Awareness Warning System) – sistema para helicópteros de alerta situacional com o terreno.

[4] CFIT (Controlled flight into terrain) – Tipo de acidente aeronáutico que envolve a colisão inadivertida da mesma, sob controle do piloto, contra um obstáculo, terreno ou água.


- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários