Heli-Expo 2010 – Uma espiada dentro dos laboratórios de tecnologias avançadas da Eurocopter

A Eurocopter fez uma apresentação de algumas de suas inovações tecnológicas mais promissoras no Heli Expo 2010, em Houston.

“Este ano, a Heli-Expo irá demonstrar como as nossas novas tecnologias estão sendo preparadas para serem integradas na linha de produtos da Eurocopter, permitindo que nossos helicópteros superem as cada vez mais rigorosas e mais amplas regulamentações em matéria ambiental e de segurança, mas que também contribuam para reduzir custos operacionais e de manutenção, “, declarou Lutz Bertling, presidente e CEO da Eurocopter.”Essas questões têm prioridade absoluta para nós, e estamos respondendo com inovações que incluem conceitos de um motor revolucionário mais eco-eficiente, desenhos de pás do rotor principal, que reduzem o ruído e vibração, juntamente com novos softwares e tecnologias de cockpits – combinado com métodos de formação avançada – para melhorar a segurança “.

Bluecopter ® : O objetivo do programa de tecnologia bluecopter ® é desenvolver e validar tecnologias avançadas que ofereçam benefícios ambientais para as novas aeronaves Eurocopter. Isso inclui acústica melhorada para um menor ruído dentro e fora do helicóptero, junto com uma redução emissão de CO2 e NOx do helicóptero durante o seu ciclo de vida.

Na Heli-Expo 2010, a Eurocopter demonstrou estudos de uma nova tecnologia de motor de combustão interna de alta compressão. Isto está de acordo com o projeto da Eurocopter de voar um helicóptero leve movido por um motor a diesel. O objetivo é ter um motor com uma relação de peso/potência capaz de desafiar as vantagens de uma turbina clássica.

A Eurocopter está também estudando vários métodos de otimização dos rotores principais para reduzir o ruído e vibrações na cabine com o objetivo de introduzí-los tão logo quanto possível em helicópteros de produção.

Uma maneira é mudar a forma da lâmina, usando uma tecnologia chamada Blue Edge ™. A outra é a integração “inteligentes” de flaps controlados por atuadores elétricos no bordo de fuga das pás com uma tecnologia designada Blue Pulse ™. Ambos Blue Edge ™ e Blue Pulse ™ foram exibidos no estande da Eurocopter na Heli-Expo.

Blue Edge ™: Esta pá revolucionária do rotor principal fornece uma redução passiva dos níveis de ruído, utilizando uma forma que é muito diferente da atuais pás em fabriacação. O objetivo deste programa é reduzir o ruído gerado pelos chamados interações pá-vortex (BVI), criada na ponta da pá de qualquer helicóptero.

Um rotor principal com cinco pás Blue Edge ™ tem voado desde julho de 2007, em uma EC155 de testes, registrando 75 horas de vôo e demonstrando reduções de ruído de 3 a 4 dB. Com estas medidas de redução de ruído para helicópteros já validadas, a Eurocopter está pronta para incorporar a tecnologia Blue Edge ™ em sua produção.

Blue Pulse ™: Este sistema de controle ativo do rotor tem o objetivo principal de reduzir os níveis de ruído gerado pela interferência dos vórtices de ponta de uma pá do rotor com a pá seguinte. Além disso, irá reduzir significativamente as vibrações dentro da fuselagem do helicóptero, aumentando o conforto dos passageiros e a vida útil de componentes sensíveis.

O sistema de controle utiliza três módulos de flaps localizados na extremidade de cada pá do rotor. Os atuadores das pás movem os flaps do rotor de 15-40 vezes por segundo, a fim de neutralizar completamente o ruído de “tapa” tipicamente associado com helicópteros durante a descida. A tecnologia Blue Pulse ™ tem voado desde 2005, mostrando uma redução de ruído de até 5 dB. Avaliações da tecnologia Blue Pulse ™ continuam em testes em um EC145 pela Eurocopter.

Outro aspecto mostrado pela Eurocopter durante a Heli-Expo 2010 foi destacar os esforços da empresa em fazer helicópteros mais fácéis e seguros de voar através do aumento da consciência situacional da tripulação e automação de sistemas.

PILAS: O cockpit demonstrador do sistema PILAS (Sistem de Assistência ao Piloto) serviu para ilustrar novos conceitos de sistemas de assistência ao piloto – focados particularmente em missões HEMS (Helicopter Emergency Medical Services) e missões policiais.

PILAS pode servir como um “co-piloto virtual”, apresentando sugestões que poderiam contornar uma situação potencialmente crítica, utilizando um sistema de visão sintética que exibe todas as informações relevantes sobre o terreno, os obstáculos, o tráfego aéreo, meteorologia e a utilização do espaço aéreo.

Appareo Systems Vision 1000: Com ênfase na coleta e análise de informações do voo, foi apresentado pela Eurocopter um cockpit com o Appareo Systems Vision 1000 instalado e o sistema de análise das informações baseado na plataforma de ambiente virtual do Eurocopter. O sistema foi desenvolvido em conjunto pela American Eurocopter, Canadá Eurocopter e Appareo Sistems, e captura dados críticos de posicionamento da aeronave, bem como imagens do cockpit (incluindo o painel de instrumentos, controles de vôo e vistas parciais do exterior e gravação do áudio ambiente).

Plataforma EVE: O Eve (Ambiente Virtual Eurocopter) reproduz uma cabine de helicóptero e as manobras de vôo em um computador, com o usuário utilizando um óculos de realidade virtual para criar a sensação de imersão total no ambiente de vôo de helicóptero. Essa tecnologia auxilia na análise de dados de vôo em tempo real, e pode ser conjugada com a Appareo Systems Vision 1000.

Veja abaixo o vídeo da apresentação sobre essas novas tecnologias :


Fonte : Eurocopter


3 COMENTÁRIOS

  1. Resta saber quando chegará ao Brasil. Estamos cansados de saber que essas tecnologias só chegam para nós – países subdesenvolvidos – depois que os desenvolvidos se cansam de utilizá-las. E, depois temos que engolir que essas tecnologias foram desenvolvidas especialmente para nós…

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