Heli-Expo 2011: Novo helicóptero suíço Marenco SKYe SH09

A empresa suíça de engenharia Marenco lançou durante a Heli-Expo 2011 um novo helicóptero monoturbina na classe de 2.500 kg (5.500 lb). Financiado por um fundo de investimento de capital anônimo na Suíça, a Marenco Swiss Helicopter planeja começar as entregas da nova aeronave de oito lugares, fabricada com material composto, pelo preço  de US$ 2,6 milhões dólares, em 2015, e construir até 15 das aeronaves no primeiro ano, e subindo para  30 em 2016.

O primeiro protótipo da aeronave Marenco SH09 Skye deverá realizar seu voo inicial no início de 2012, diz Mathias Senes, diretor comercial da empresa. Senes, que já ocupou diversos cargos de vendas para a Eurocopter, diz que os fabricantes tradicionais continuam a evoluir os helicópteros monomoteres de 2,5t de projetos da década de 70  em vez de lançar aeronaves completamente novas.

A Marenco expôs na Heli-Expo o que chamou de um protótipo pré-produção do novo helicóptero, e não um protótipo puramente simples. Senes diz que os 30 engenheiros da empresa, dos quais cinco estão localizados em uma instalação da Marenco na África do Sul, estão trabalhando no rotor de cauda embutido e estudando inovações de design da indústria automotiva para os elementos de fibra de carbono da fuselagem .

A escolha inicial da motorização é a turbina Honeywell HTS900, embora Senes espera oferecer aos clientes outras opções de motores. Os aviônicos serão fornecidos pela Sagem.

A categoria de helicóptero em que está sendo lançando o novo helicóptero da Marenco podem ser carentes de novos projetos de aeronaves, mas certamente não é um mercado pequeno. A consultoria Flight’s HeliCAS mostra que 297 novos helicópteros monomotores na classe de peso de 2.5t foram entregues em 2010 por três fabricantes (Eurocopter, Bell e MD Helicopters ), representando 32% de todos os novos helicópteros entregues nesse ano. Durante o mesmo ano, outros 438 helicópteros desses fabricantes foram negociados no mercado de segunda mão.


Fonte: Marenco e FlightGlobal


3 COMENTÁRIOS

  1. O sítio da empresa informa que há uma modularidade de 5 a 8 acentos.

    The modularity of the cabin makes the most of the flat floor and the unique high ceiling concept, offering multiple seating arrangements with 5 to 8 individual crashworthy seats and facilitated rear access loading through the clamshell doors for cargo and medical stretchers, both addressing the passenger transport and emergency evacuation roles of the helicopter.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

12 + 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários