Helicóptero Arcanjo 01 chega para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Santa Catarina – Pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, uma aeronave ajudará seus profissionais no salvamento, busca e resgate de vítimas, missões constitucionais afetas à Corporação que completará 84 anos de existência no dia 26 de setembro de 2010.

A solenidade de entrega aconteceu nesta manhã (20/01), no Grupamento de Busca e Salvamento, em Florianópolis e contou com a participação da Senadora Edeli Salvati, do Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Deputado Ronaldo Benedet, de Secretários de Estado, do Comandante e do Subcomandante-Geral da Corporação, Coronéis Álvaro Maus e José Cordeiro Neto, de Oficiais e Praças do CBMSC da Ativa e da Reserva remunerada, de Militares de outras instituições, integrantes do SAMU, da comunidade e da imprensa.

Solenidade de entrega da aeronave. Foto: Sd BM Avelino

A aeronave está sendo fornecida pela empresa Helisul Táxi Aéreo, modelo Esquilo HB 350 B, prefixo PT-HLU, ano de fabricação 1982, que voará de 30 a 40 horas/mês, num valor por hora voada de R$ 3.970,00, com um valor total contratado para 120 hs de R$ 476.400,00.

Trata-se de uma decisão tomada pelo Comando Geral da Corporação, apoiado pelo Secretário da Segurança Pública, tendo por pressupostos que os serviços de busca, resgate e salvamento é missão constitucional do CBMSC, inclusive as realizadas por via aérea. Estas missões vinham sendo realizadas pelas Policias Militar e Civil e continuarão em apoio às operações do CBMSC.

O CBMSC está atuando na Operação Veraneio 2010 com pelo menos 1.200 guardas vidas em terra, cujo apoio aéreo próprio e exclusivo é imprescindível. Sem dúvida, um momento histórico para o CBMSC, que assume o cumprimento de mais uma missão que lhe é afeta, fato que certamente será motivo de orgulho para todos os Bombeiros, e razão de exaltação e de aplausos da população, principalmente, quando a aeronave, com as cores do bombeiro, passar a cruzar os céus catarinenses, aumentando a segurança, pois, o socorro aéreo, também passa a ser prestado por profissionais habilitados para isso.

Helicóptero ARCANJO 01 do GOA-CBMSC. Foto: Sd BM Avelino

O Arcanjo 01, o chefe dos anjos, tem capacidade para transportar até 06 pessoas, sendo 02 pilotos, 03 tripulantes e uma vítima. Possui autonomia de vôo para 03 horas e 20 minutos e utilize o querosene como combustível. Voa a uma velocidade de 100 nós, equivalente a 180 Km por hora. Possui equipamentos especializados, como o bambi-bucket, (cesto para transporte de 500 litros de água), utilizado para controle de incêndios florestais.

Atuará sobretudo no socorrimento e salvamento de pessoas, em ações de resgates, acidentes em geral onde o tempo resposta é fator fundamental para a salvaguarda da vida do acidentado. Para isso está equipado com macas de ribanceira e equipamentos para resgate. Esta aeronave operará em parceria com o SAMU e voará do nascer ao por do sol.

CCS do Cmdo Geral CBM/SC.

8 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao pessoal de Santa Catarina, beleza de localização da base, hen?

    Bons voos, o Arcanjo 01 de vocês ficou muito bonito. aliás, o Piloto Policial é hoje, além de um grande informativo dos principais interessados e ferramenta de contato entre unidades, um banco de dados de imagens que vai se tornando histórico. O blog está de vento em popa neste início de 2010. Parabéns ao GOA-CBMSC

  2. parabéns, senhores.

    que Deus ilumine seus passos. todos ganhamos com esta conquista. ficamos também muito satisfeitos em compartilhar o nome da aeronave “arcanjo”, que usamos em nosso batalhão de oprações aéreas. a população gosta bastante e atrai grande simpatia. estou certo que aí não será diferente.

    bons vôos.

    um abraço pela matéria, pelo site e pelo cinjunto da vobra.

    cap passos
    batalhão de operações aéreas
    corpo de bombeiros militar de minas gerais

  3. Parabens pela conquista , mais com todo respeito o codinome ARCANJO ja e usado a mais de tres anos pelos BOMBEIROS DE MINAS GERAIS, ( BOA )BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS,ja tem o ARCANJO 01(ESQUILO AS 350 B2), ARCANJO 02(CESSNA 210), ARCANJO 03 (ESQUILO AS 350 B2),meus votos e que todos tenha bons voos.Só achei estranho ser o mesmo codinome , PARABÊNS.

  4. Bom dia amigos da esquadrilha arcanjo, é uma honra saber que temos irmãos com o mesmo compromisso que é com a vida e que agora vocês são o nosso irmão mais novo. BOA No céu e na terra vidas a salvar. Parabéns pela conquista.

  5. Olá tudo bem? a um tempo atrás eu enviei um depoimento falando dos “ANJOS DO AR”, e recebi um e-mail confirmando meu depoimento,mas eu deletei aquele e-mail e fiz outro.Quero passar meu novo e-mail e continuar acompanhando o blog.
    Quero dizer que sou fâ incondicional dos “ANJOS DO AR”.Minha filha nao sobreviveu ao que aconteceu com ela pq naõ tinha o arcanjo em 2007 ainda.Mas muitas vidas poderão ser salvas apartir de agora,e isso é maravilhoso!
    Salvar uma vida não tem preço,nem agradecimento,nem homenagem que realmente demonstre o que uma familia sente ao ver que um ente querido foi salvo por alguém, que foi mais rápido que a morte.ARCANJOS ANJOS,SANTOS,SERVOS DE DEUS,NÃO VEMOS AS ASAS DOS ANJOS,MAS GRAÇAS A DEUS SABEMOS QUE ELES EXISTEM…VCS!
    ISABEL[LUNE]

  6. Fui um dos resgatados pela equipe do helicóptero Arcanjo. A rápida e decidida atuação dos integrantes do posto de guarda-vidas da praia Mole, juntamente com a intervenção dos integrantes do Arcanjo, provavelmente salvaram minha vida.

    Meu agradecimento e elogio a todos.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

nove + 14 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários