- Anúncio -

Ceará – Duas gêmeas recém-nascidas e prematuras foram transportadas de helicóptero pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), do município de Cedro para Quixeramobim. O transporte aconteceu na sexta-feira (19).

As crianças nasceram de 34 semanas em um parto realizado dentro de uma residência. A mãe também foi levada pela equipe aeromédica. De acordo com a SSPDS, as meninas apresentavam baixo peso e dificuldade respiratória, situação complexa que exigia cuidados mais específicos.

A equipe da CIOPAER, com sede em Juazeiro do Norte, foi acionada pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que as levaram até o ponto onde a aeronave aguardava.

Helicóptero do CIOPAER resgata gêmeas prematuras de Cedro para hospital em Quixeramobim, CE. Foto: Divulgação

O médico Leonardo Augusto e o enfermeiro do SAMU, Lúcio Macêdo, acompanharam as meninas até Quixeramobim. Chegando lá, elas foram transportadas para o Hospital Regional do Sertão Central e encaminhadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O traslado levou 44 minutos.

“Quando o transportado é uma criança, há um sentimento a mais que toma conta de toda equipe dada a responsabilidade de termos em nossas mãos o bem maior de uma família”, expressou Leonardo Augusto por meio da assessoria de imprensa. “Olhar aquelas crianças, a fragilidade delas, e poder ajudar em seu atendimento, para que elas tivessem o melhor tratamento e assim retornarem para seus familiares é algo que não tem preço”, disse Lúcio.

Só nos cinco primeiros meses deste ano, a CIOPAER realizou 61 transportes aeromédicos em todas as regiões do Estado. Maio foi o mês com mais registros, contabilizando 17 ocorrências. Foram 13 transportes realizados em fevereiro e 11 em janeiro e abril (cada). Em março, foram realizadas nove transportes do tipo.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários