- Anúncio -

Mato Grosso do Sul – Foi resgatada na manhã de terça-feira (19) pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), uma idosa de 92 anos nas proximidades da Aldeia Uberaba, a cerca de 160 km de Ladário, MS. O transporte foi realizado após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros, por ser uma área de difícil acesso via terrestre.

A senhora apresentava quadro de desnutrição e desidratação e foi resgatada com o auxílio de uma aeronave do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU4). O deslocamento foi feito com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa) e na chegada ao heliponto do HU-4, uma ambulância do SAMU seguiu com a paciente para o Pronto Socorro de Corumbá.

Helicóptero da Marinha resgata, idosa de 92 anos com quadro de desnutrição e desidratação, no Pantanal. Foto: Divulgação

Picada de cobra

Na manhã de sexta-feira (22), novamente, uma equipe do Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU4) do 6º Distrito Naval de Ladário socorreu um idoso de 60 anos, picado por cobra na região do Paiaguás, no Pantanal sul-mato-grossense. A localidade onde a vítima estava é distante 200 quilômetros de Corumbá.

Um médico do Hospital Naval acompanhou o senhor durante todo o voo. Na chegada ao heliponto do HU-4, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com o paciente para o Pronto-Socorro de Corumbá.

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é realizado após solicitação do Corpo de Bombeiros, apenas em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de emergência. O voo depende ainda de diversos fatores, como condições meteorológicas, período diurno, distância, entre outros.

Helicóptero da Marinha é acionado para resgate de idoso picado por cobra, na região de Paiaguás. Foto: Divulgação Marinha
- Anúncio -