Helicóptero da PRF de Santa Catarina deverá retomar as atividades na temporada de verão

Santa Catarina deve ficar sem monitoramento e resgate feitos pelo helicóptero Bell 407, prefixo PT-YZJ, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo menos até dezembro. A aeronave teve danos no motor, que precisou ser enviado para a fábrica nos Estados Unidos, após uma vistoria em São Paulo.

Já faz dois meses que o helicóptero está quebrado, mas a expectativa é que volte a funcionar para a temporada de verão.

Enquanto a aeronave da PRF não fica pronta, as vítimas de acidentes no Estado contam com atendimento aéreo feito pela Polícia Militar (PM). De acordo com o inspetor da PRF, Leandro Andrade, viaturas e equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também fazem o resgate:

— No momento estamos inviabilizados, mas as equipes em terra, as viaturas, atendem normalmente na região da Grande Florianópolis, onde nós temos uma ambulância de resgate — disse o inspetor.

Na BR-101, no trecho duplicado, a empresa concessionária também auxilia no atendimento às vítimas de acidentes.

No Brasil, há 10 helicópteros como este. Em Santa Catarina, ele entrou em operação em 2003, e até agosto deste ano, já foram efetuadas 1.072 missões de resgate e socorro.

O helicóptero tem equipamentos necessários para fazer o transporte das vítimas e é autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para atender a este tipo de ocorrência. Conta com um convênio com o SAMU, que disponibiliza médicos, enfermeiros e equipamentos necessários para se tornar uma unidade de terapia intensiva (UTI) aérea.


Fonte: Jornal de Santa Catarina / Blog Aviation News


3 COMENTÁRIOS

  1. Pois bem se tem o helicoptero da PRF as coisas estao sendo encaminhadas adequadamente entao como cidadão eu nao entendo na capital tem o helicoptero da PM e da PRF no norte tem da PM por que então o da PRF nao tem base no sul onde a rodovia nao é duplicada e lá estão os acidentes mais graves ou na 116 que nao tem estrutura nehuma…Brincadeira e ninguem ve isto?????? Dinheiro publico é brinquedo….e o povo????

  2. Olá,amigos do Piloto Policial,
    sou um grande admirador da aviação em geral(com maior aprecio pela viação policial e resgate), por curiosidade, gostaria de saber onde estao locados os helicopteros ( 6 Bell e 4col.) do grupamento DOA -PRF. ficaria grato de saber tambem outros sites de aviação. um grande abraço. ANDERSON

  3. FAVOR ENVIAR AO COMANDO DAS OPERAÇÕES ,PRIMEIRAMENTE E UM SONHO E UM DEVER SALVAR VIDAS E O DOA SABE FAZER COM SUCESSO,FORÇA E HONRA,
    SOU DA DIRETORIA LIGA DE TRAUMA E EMERGENCIA,COORDENADOR DA ENFERMAGEM DA LATRE SAMU-UNIPAC/ ACADEMICO DE ENFERMAGEM SAMU JF MEMBRO DA LIGA DE TRAUMA E EMERGENCIA 2010 e 2011 TECNICO DE ENFERMAGEM SOS-UNIMED/MEDILAR,EXPERIENCIAS:EMERGENCIA HOSPITAL MONTE SINAI E CTI-CIRURGICO SANTA CASA DE MISERICORDIA DE JF.Srs,é com satisfação que me coloco a disposição para ser voluntario sem fins financeiros na base operacional e resgate e salvamento as vitimas da chuvas do RIO e compor minhas habilidades como enfermeiro do ATLS e outros na tripulação da equipe do DOA nos procedimentos ou protocolos no local poderam ser regulados pelos médicos via celular ou rádio.aguardo sua resposta.obg pela atenção.Natural:JUIZ DE FORA.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois + 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários