Helicóptero de instrução da PM de São Paulo faz pouso forçado na Guarapiranga

No final da tarde de hoje (31/07) o helicóptero de instrução do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo, Gavião 01 (Schweizer 269C-1), fez pouso forçado na represa de Guarapiranga. A aeronave estava tripulada por dois pilotos, ambos Pilotos Comerciais de Helicóptero e também comandantes de esquilo (AS350). Um dos pilotos estava recebendo instrução para poder habilitar-se instrutor de helicóptero.

gaviao01crash

Segundo informações, durante o treinamento sobre pista de grama localizada na represa de guarapiranga, zona sul de São Paulo, houve um possível problema no motor. De pronto o instrutor, nos comandos, realizou procedimento de emergência, denominada auto-rotação, e pousou em área alagada da represa. Esse local é muito utilizado para instrução de voo pelas escolas de aviação, pois possui ótima pista de grama e é um local desabitado.

Os pilotos estão bem e não sofreram lesões, houve apenas danos na aeronave. Os pilotos foram encaminhados ao Hospital da Polícia Militar para avaliação médica. O acidente deve ser investigado pelo CENIPA e pelo Grupamento Aéreo. O helicóptero possui motor a pistão e utiliza gasolina de aviação. O Helicóptero passa por manutenção regular e existe empresa contratada para esse serviço. Não existe previsão de retirada do helicóptero do local do acidente.

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo possui Escola de Aviação, homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para a formação seus próprios pilotos.  Os pilotos são selecionados em concurso interno na Polícia Militar e realizam diversos cursos até chegarem a ser comandantes de aeronave e instrutores de voo. A Escola funciona desde maio de 1996.

 

10 COMENTÁRIOS

  1. Graças a Deus que nada sofreram os pilotos.
    Parabéns ao piloto instrutor que executou o procedimento e permitiu que ambos saíssem ilesos.
    Que os águias continuem no ar em benefício da população paulista.
    A aeronave sempre poderá ser substituída. O homem pode até ser na função, mas nunca na família e para os amigos.
    Abraço e força dos membros do GAVOP/CBMDF.
    VOAR! PAIRAR! SALVAR!

  2. Que os pilotos se recuperem do susto e que o CENIPA/Grupamento Aéreo apurem as causas, em prol da segurança de voo de todos nós. Parabéns aos pilotos pelo procedimento de emergência bem executado! Ten BM Túlio – BOA/CBMSC

  3. Aos amigos do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo,

    Demos Graças pelos nossos amigos estarem bem nesse momento. O mais importante é a vida de nossos integrantes e como já disseram equipamentos são substituíveis.

    Sucesso a todos!! Forte abraço a todos amigos.

  4. O exautivo e acurado treinamento tem suas razões, a principal delas: nos manter vivos! Os bens materiais serão repostos. Os pilotos voltarão ao seu trabalho. E a Escola de Aviação do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo acaba de colher uma solída justificativa para que se mantenha a linha de formação dos nossos Pilotos, com compromisso e investimentos que nos permitam VOAR PARA SERVIR! Rogo que ambos os pilotos se restabelaçam prontamente e que Deus lhes permita somar muitas horas de voo no comando do ÁGUIAS.

  5. É uma pena ver o MIL assim, já voei essa anv, mais graças a deus ninguem se feriu, a aeronave ainda tem reparo, aparentemente foi feio, mais a celula esta intacta, o resto, é simples de arrumar !
    logo logo, ela esta em operação novamente !

  6. Parabéns aos pilotos que puderam sair com vida desse acidente. Parabéns ao instrutor pela atuação rápida e segura que garantirá certamente o retorno ao serviço da aeronave pós-manutenção. Estudar nunca é demais, treinamento então…, fundamental para a proficiência da tripulação. Era exatamente o que eles estavam fazendo… Fica a dica para os grupamentos que não tem disponibilidade para treinamento e instrução de manutenção de seus profissionais, pilotos, tripulantes, mecânicos, apoio solo, etc.
    Maj BM Cleyton
    CIOPAER/AC

  7. Prezados, boa tarde. Parabéns pelo sucesso na manobra. O importante é que os Srs estão vivos e com saúde. Tal episódio apenas reforça nossa necessidade de se manter as tripulações em constante treinamento, pois ele será o diferencial quando da necessidade. Mais uma vez parabéns e bons voos. Rtt Tenente Tassinari – PMMG

  8. Graças a Deus, só houve danos materiais. Infelizmente, temos que conviver com a possibilidade do acidente, mas certamente a perícia dos pilotos envolvidos evitou mal maior! Que Deus esteja sempre a bordo das nossas aeronaves para nos intuir, nos dar a calma e o reflexo para conduzir uma aeronave em emergência da melhor maneira possível.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários