Helicóptero e aviões ajudam no combate ao incêndio da Mata de Santa Tereza

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Um incêndio iniciado no domingo (31/09/1014) destruiu mais de 50 hectares da área da Mata de Santa Tereza, a maior concentração florestal de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A mata está localizada na zona Sul do município, berço de um dos últimos redutos de Mata Atlântica ainda preservada.

avião sta teresa

Mais de 40 homens do Corpo de Bombeiros do 9º Grupamento de Bombeiros, o helicóptero Águia e 2 aviões agrícolas da iniciativa privada da região, participaram da operação de combate às chamas que avançou sobre a reserva por mais de 48 horas ininterruptas.

Aguia bambiDurante esse período foram realizados aproximadamente 300 lançamentos aéreos de água entre os aviões e o helicóptero Águia, além das equipes de terra compostas por brigadistas e homens do Corpo de Bombeiros.

A contenção do incêndio contou a ajuda de uma forte chuva que assolou a cidade na noite de terça feira (02/09), restando apenas pequenos focos de fumaça oriundos da caloria dos troncos e galhos já queimados.

O local é protegido por lei estadual, principalmente por ser uma das poucas áreas do Estado onde podem ser encontrados exemplares de fauna e flora da Mata Atlântica. Legalmente, 154 dos 181 hectares da mata fazem parte de uma estação ecológica, que visa a preservação da natureza e realização de pesquisas científicas.

Um estudo realizado pelo Instituto Florestal, ligado à secretaria estadual de Meio Ambiente, revelou que a Estação Ecológica de Ribeirão Preto possui 275 espécies vegetais nativas – das quais doze ameaçadas de extinção, 9 tipos de mamíferos e 126 de aves. A Inglaterra, por exemplo, em todo o seu território, possui 40 espécies nativas.

Incêndio 1

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários