- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

EUA – A Airbus entregou recentemente dois novos helicópteros H135 Helionix para a NASA (National Aeronautics and Space Administration). Eles foram fabricados nas instalações da Airbus Helicopters, Inc. em Columbus, Mississippi. Essas aeronaves, junto com uma terceira programada para entrega no início do próximo ano, serão baseadas no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

Dentre as operações que a aeronave poderá ser empregada está o serviço médico de emergência (EMS). Os dois H135 possuem kits aeromédicos certificados e foram fornecidos pela Metro Aviation. Segundo a Airbus, a conversão para uma ambulância aérea leva cerca de 5 minutos e só é feita no caso de acidente com uma espaçonave ou em cenários com múltiplas vítimas.

Em 2019, a Metro Aviation se tornou a primeira com STC aeromédico (Supplemental Type Certificate) para o H135 Helionix da Airbus. O STC permite que as ambulância aéreas transportem pacientes em cuidados críticos com segurança e eficiência. Recursos como portas concha e sistemas de embarque tipo ambulância tornam isso possível.

Apesar de possuir a versão aeromédica, essas aeronaves serão empregadas principalmente nas missões de segurança aérea em lançamentos de foguetes, pesquisa e transporte de passageiros. Em outubro, um dos H135 levará os membros do Crew Dragon da SpaceX até a histórica plataforma de lançamento em 39A, de onde partirá para uma expedição de seis meses à ISS.

Os helicópteros também apoiarão os esforços para preparar e executar Artemis, uma expedição planejada para pousar a primeira mulher e o próximo homem na lua até 2024. Os helicópteros foram adquiridos por meio do acordo da Administração de Serviços Gerais do Governo dos Estados Unidos com a Davenport Aviation.

A NASA também assinou contrato de suporte de US$ 15 milhões por até 10 anos, no qual a Airbus dará suporte total à frota H135 da NASA, incluindo operações de manutenção e voo com dois pilotos, dois mecânicos e um gerente de programa no local no Kennedy Space Center.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários