- Anúncio -

São Paulo – A Polícia Militar de São Paulo segue em apoio a Força Aérea Brasileira (FAB) nas buscas a um helicóptero desaparecido. O Comando de Aviação da PM (CAvPM) realizou até o momento, mais de 14h de voo com o Águia 24. Foram feitas buscas nas regiões de Paraibuna, Natividade da Serra, Serra do Mar de Caraguatatuba e Redenção da Serra. As buscas de hoje (04) iniciaram as 08h na região.

No último domingo (31), por volta das 22h40, foi gerado um alerta para o Comando de Aviação (CAVPM) e para o Corpo de Bombeiros, para uma possível queda de helicóptero, matrícula PR-HDB, modelo Robinson 44 (cinza e preto).

O horário de decolagem teria sido às 13h15 no Aeroporto Campo de Marte. O último
contato com a aeronave foi às 15h10. O Piloto e mais três tripulantes (passageiros) estavam com destino à cidade de Ilhabela, litoral de São Paulo.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO), é responsável pela alocação de recursos e execução das Operações de Busca e Salvamento (SAR). Um avião da FAB, SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) voou mais de 24 horas e encontra-se na região. Seu radar é capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros.

Além disso, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 4) está incumbido das investigações dos acontecimentos. As informações fornecidas aos Centros de Operações da PM, sobre possíveis avistamentos são retransmitidas ao CAvPM, que mapeia as informações e realiza as buscas.

De forma complementar, quando há informações de locais pontuais ou sem acesso da aeronave, o Corpo de Bombeiros faz a verificação por via terrestre. As áreas de buscas apresentam dificuldades, tanto pelo clima úmido da região, como também devido à altura das árvores, que possuem copa densa.

Os voos do helicóptero Águia da Polícia Militar, por questões de regulamentação aérea, podem ser feitos com boa performance em uma altitude mais baixa, e esse recurso é importante para facilitar a localização de objetos e pessoas. O Águia também é equipado com uma câmera termal, que permite a captação de imagem e calor.

- Anúncio -