- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Santa Catarina – O final de semana foi agitado para os Arcanjos do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros. No sábado, por volta das 12h30min, a equipe do Arcanjo 01 foi acionada para socorrer vítima com fratura em membro inferior, no Morro da Coroa, na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis.

Inicialmente a vítima foi acessada pela equipe através do desembarque a baixa altura. No local já estava uma equipe da Guarda-Vidas do 1ºBBM. Após a estabilização da vítima, o resgatista e a vítima foram extraídas do local pela aeronave utilizando a técnica do triângulo de resgate. A mulher foi conduzida ao hospital por unidade terrestre do SAMU.

No domingo (19), a equipe do Arcanjo 01 foi novamente acionada para salvamento, dessa vez na cachoeira do Jarrão, proximidades do Morro do Cambirela. Um mulher de 55 anos estava caminhando na trilha e caiu em um buraco, sofrendo entorse no joelho esquerdo.

Um equipe do Auto Socorro de Urgência (ASU) efetuou os primeiros atendimentos, estabilizando e imobilizando a vítima. Por ser local de difícil acesso, o Arcanjo 01 realizou a remoção da vítima. Um resgatista do helicóptero desceu de rapel e acessou a vítima, a qual foi removida utilizando o triângulo de resgate. Ela foi avaliada pela equipe médica nas imediações do Posto Cambirela, sendo encaminhada ao Hospital Regional de São José.

Também no domingo foi realizado mais um salvamento. Dessa vez foi a equipe do helicóptero Arcanjo 03. Atenderam uma vítima de afogamento na Cachoeira do Amâncio, município de Biguaçu. Segundo informações, o homem ficou submerso por cerca de 5 min, ele acabou caindo em um local de queda d’água onde a correnteza jogava-o para baixo.

O local era restrito e não tinha sinal telefônico, então, populares e familiares iniciaram procedimento para ressuscitação do paciente enquanto outras pessoas desceram a trilha da cachoeira para conseguir sinal telefônico e chamar a emergência.

Havia um bombeiro comunitário de Tijucas no local o qual deu o suporte inicial. Quando a equipe do Arcanjo 03 chegou, o paciente encontrava-se consciente, apresentando quadro estável. Como o local era de difícil acesso, foi necessário retirar o paciente por trilha. Após estabilizado e medicado, o paciente foi conduzido ao Posto de Saúde de Biguaçu onde ficou em observação.

O Corpo de Bombeiros alerta:

  1. Evitar consumo de bebida e realizar a prática da natação;
  2. Não nadar após refeição rica em gordura;
  3. Não se aventurar em locais que não conheça;
  4. Utilizar vestimentas e materiais adequados para trilhas;
  5. Portar consigo celular com bateria para eventuais acionamentos;
  6. Tamar muito cuidado quando estiver andando sobre pedras, ela pode estar escorregadia;
  7. Tomar muito cuidado com trombas d’água;
  8. Não ficar na cachoeira ou em sua margem durante chuva, o fluxo de água poderá aumentar rapidamente;
  9. Não nadar próximo a locais onde a água esteja turbilhonada ou fazendo espuma, a visão inicial pode ser inofensiva, mais o local pode conter riscos ocultos;
  10. Caso você se depare com alguém se afogando, lance um objeto flutuante e tente arrastá-la para margem com auxílio de um cabo e galho
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários