- Anúncio -

Espirito Santo – Na manhã quinta-feira (14), equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) resgatou mãe e filho soterrados na comunidade de Holanda, em Santa Leopoldina (ES) e na tarde do mesmo dia resgataram pessoas ilhadas devido as fortes chuvas que atingiram Cariacica.

No soterramento, uma mulher e o filho de 6 anos que estavam sob os escombros de uma casa, foram resgatados com vida. O pai, no entanto, morreu no deslizamento. Na operação, a Polícia Militar usou o helicóptero Harpia 07 (EC145) do NOTAER, já que o local é de difícil acesso.

Mãe e filho foram transportados até Vitória e encaminhados pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) para um hospital particular da capital. Já o corpo do pai foi levado pelo helicóptero do NOTAER para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória.

No momento do acidente, também estava na casa uma idosa. Ela foi resgatada por vizinhos antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Na noite de segunda-feira (18), o menino morreu no hospital. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Vitória desde o acidente. O hospital confirmou o falecimento.

Segundo membros da equipe que atuaram no resgate, o pai e a mãe ao perceberem o desabamento, se abraçaram para proteger o filho.

Em função da forte chuva, o helicóptero Harpia 07 da Polícia Militar não pode ir ao local assim que houve o acionamento. Foi preciso aguardar uma melhora das condições do tempo para decolar.

O helicóptero conseguiu sair às 10h30 e chegou à comunidade de Holanda às 11h. Por volta do meio-dia, mãe e filho chegaram a Vitória. Equipes do Corpo de Bombeiros que tentaram acessar o local por terra ficaram presas em Santa Leopoldina em função dos alagamentos.

Resgate em Cariacica

No final do dia, o NOTAER foi novamente acionado para resgate de pessoas ilhadas devido as enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas que atingiram Cariacica, Região Metropolitana de Vitória. Utilizando o helicóptero Esquilo (H125) e o cesto de salvamento, operadores aerotáticos do Harpia resgataram 5 crianças e 4 adultos.

As pessoas que estavam presas em suas residências foram retiradas pelo telhado. Os municípios de Viana e Cariacica decretaram situação de emergência por causa das consequências das fortes chuvas.

- Anúncio -