- Anúncio -
NOTAER

Espírito Santo – Na manhã de quinta-feira (30), a tripulação do helicóptero Harpia 6 do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) juntamente com a equipe do SAMU decolou com destino a cidade de Anchieta para realizar o transporte de um homem de 68 anos.

O paciente foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino e seu quadro de saúde complicou e precisou ser removido para hospital com melhores recursos. Ele foi transferido de helicóptero para o Hospital Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha.

Atualmente o NOTAer opera quatro helicópteros, um esquilo AS350B2, dois esquilos AS350B3 (H125) e um EC145 (H145).

Transporte de órgãos

Na tarde de terça-feira (21), a Central Estadual de Transplante do Espírito Santo divulgou a doação de dois rins e um fígado. O doador, de 39 anos, teve morte encefálica confirmada na segunda (20), no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus.

Os órgãos foram transportados pelo helicóptero Harpia 08 do NOTAer, junto à equipe de captação. Os transplantes aconteceram no final do dia. Os órgãos foram encaminhados para a realização de transplante em dois hospitais da Grande Vitória. Três pessoas foram beneficiadas com a solidariedade de uma família doadora, da região Norte.

Na tarde de quarta-feira (29) houve outra captação de múltiplos órgãos no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória. A família autorizou a doação após a entrevista familiar. O fígado e rins doados foram enviados para Paraná e Rio Grande de Sul, respectivamente, pois não foram encontrados receptores compatíveis no Espírito Santo.

Fila de espera no Espírito Santo

Até esta quarta-feira (29), a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo registrou três pessoas à espera de um coração, 166 pessoas aguardando por um transplante de córneas, 32 precisando de doação de fígado e 954 pessoas esperando um rim.

- Anúncio -