G1 e UOL
Minas Gerais – No início da tarde de sexta-feira (01), uma chuva de pétalas de rosas doadas por pessoas de Belo Horizonte e da região de Brumadinho caiu sobre o local onde na última sexta-feira (25) houve o rompimento de uma barragem da Vale, na Mina Córrego do Feijão.
Dez helicópteros que atuam nas operações e que fazem parte da força-tarefa sobrevoaram a área na hora do almoço. As pétalas foram levadas pela população da região ao Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte.
Dezenas de bombeiros, policiais e membros da Defesa Civil se reuniram diante de um mastro de bandeira improvisado e ouviram as palavras de um padre da Polícia Civil. A cerimônia, que durou cerca de 15 minutos teve música e oração em tributo às vítimas e, ao final, os helicópteros das equipes de busca jogaram pétalas de rosa sobre o local.
“É uma forma de tentar levar conforto para as famílias e, de algum jeito, buscar uma maneira de lidar com tanto sofrimento”, afirmou o sargento Jarbas Tavares, do Corpo de Bombeiros de MG. Os moradores da região, que perderam amigos e familiares, acompanharam a cerimônia à distância, fora do perímetro de buscas. O acesso é restrito às equipes de resgate, por razões de segurança.
De longe, dezenas acompanhavam o culto e, em meio a lágrimas e expressões de pesar, aplaudiam a homenagem dos bombeiros e policiais.