Espírito Santo – O Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas conta com um novo heliponto elevado, único da Grande Vitória, apropriado para pousos e decolagens de helicóptero e pronto para receber pacientes. Desde o início de sua atividade, em julho deste ano, os helicópteros Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) pousaram 30 vezes levando pacientes graves.

Para o diretor técnico da unidade hospitalar, Alexandre Bittencourt, a agilidade no primeiro atendimento merece destaque. “Na realidade do trauma e da emergência temos a chamada ‘hora de ouro’, que é aquela hora inicial de atendimento em que as chances de salvar o paciente são maiores. Com a possibilidade do transporte aéreo, ampliamos a possibilidade de cuidar com mais eficiência. É uma ferramenta importante também para o caso das transferências de pacientes críticos e resgates em locais difíceis”, disse.

Heliponto do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ contabiliza 30 pousos desde sua inauguração

Com a inauguração do heliponto, as operações de transporte e de resgate aeromédico realizadas pelo Notaer, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), obtiveram um ganho considerável que se traduz, principalmente, na diminuição do tempo-resposta de cada operação aeromédica, ao mesmo tempo em que representa para cada vítima maior conforto na remoção.

“Em suma, cada paciente removido de qualquer parte do Espírito Santo para o São Lucas conta hoje com um atendimento ainda mais rápido, mais seguro e bem direcionado”, explicou o secretário Chefe da Casa Militar, coronel PM Jocarly Martins de Aguiar Júnior.

Já o chefe do Notaer, major PM Sérgio Luiz Anechini, reforçou a importância do local para ampliar a segurança dos salvamentos e remoções aéreas e exaltou a estrutura moderna do heliponto e o bom trabalho de toda a equipe do hospital.

“Ter essa possibilidade representa uma maior segurança para as operações da aeronave, com pouso em local cadastrado e totalmente controlado e ainda segurança e discrição no trato com os pacientes. A agilidade e a presteza da equipe médica da unidade hospitalar são perceptíveis, complementando de maneira ímpar a atuação de excelência dos servidores do SAMU”, afirmou o major.

Heliponto do Hospital Estadual de Urgência e Emergência ‘São Lucas’ contabiliza 30 pousos desde sua inauguração

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

cinco × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários