Minas Gerais – A Câmara Municipal de Uberaba aprovou Projeto de Lei (PL-230/2020) que autoriza a construção de um heliponto no prédio do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Em 11 de dezembro a Lei Nº 13.377/2020 foi sancionada e publicada em Diário Oficial do Município.

A cessão de uso do imóvel terá vigência de 50 anos. O HC, em parceria com o Departamento de Engenharia da UFTM, projetou a construção de uma edificação de quatro andares, apta a receber pousos de helicóptero junto à entrada do Pronto-Socorro Adulto. O investimento está em torno de R$ 4 milhões e o projeto ainda está sendo desenvolvido.

O heliponto vai atender especialmente o helicóptero Arcanjo da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (4ª CEOA) do Corpo de Bombeiros, utilizado em resgates aeromédicos e salvamentos em Uberaba e região. Atualmente, os pousos ocorrem no campo aberto do Uberaba Tênis Clube (UTC), que é o local mais viável e próximo ao HC-UFTM.

Uberaba é uma das quatro cidades de Minas Gerais que conta com uma aeronave do Corpo de Bombeiros e poderá ser a primeira com esta estrutura. Hoje, o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) atende em média dois casos graves por dia.

Suporte Aéreo Avançado de Vida – SAAV

Custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o SAAV faz parte do Programa SAMU 192 do Ministério da Saúde e consiste em um convênio no qual o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMMG disponibiliza piloto e copiloto; o SAMU realiza o trabalho de regulação médica e triagem identificando se há a necessidade do atendimento aéreo e disponibiliza a equipe de saúde que tripula a aeronave; e a SES fornece e custeia, em sua integralidade, a aeronave.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

13 + 14 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários