- Anúncio -

Keyla Cristiane do Nascimento
Claudia Ferreira Fernandes
Juliana Balbinot dos Reis Girondi
Luciara Fabiane Sebold
Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt
André Ricardo Moreira

O objetivo do trabalho foi caracterizar os atendimentos realizados aos idosos pelo Serviço Aeromédico na Região Sul do Brasil com apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Os dados foram coletados dos relatórios de atendimentos com idosos, no período entre julho de 2014 a junho de 2016 e analisados mediante estatística descritiva.

Resultados

Dos 1.071 atendimentos realizados, 214 (19,9%) estavam relacionados a ocorrências com idosos, sendo a maioria do sexo masculino (64,5%), na faixa etária entre 60-64 anos (29%). Os tipos de atendimentos foram classificados em clínico, traumático ou transferência inter-hospitais.

Em relação aos atendimentos clínicos, a parada cardiorrespiratória foi o agravo mais prevalente (35,9%) e nos atendimentos por trauma, a queda de nível destacou-se como maior ocorrência (48,9%). Domingo (18,7%) foi o dia da semana em que mais ocorreram atendimentos.

Em relação ao desfecho, a maioria dos atendimentos foram direcionados para hospitais de referência (69,63%), seguido dos atendimentos que evoluíram a óbito na cena, em 47 idosos (21,96%).

Conclusão

Os achados trazem contribuições relevantes para o planejamento e a implementação da assistência ao idoso em situação de urgência atendido pelo serviço aeromédico.

Quer saber mais? Clique e leia o trabalho completo:

Idosos atendidos em um serviço aeromédico

*Publicação autorizada no site Resgate Aeromédico.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários