IHST pretende aumentar a ênfase na redução de acidentes fatais

Sem tirar o seu foco da eliminação de todos os acidentes de helicópteros civis, a Equipe Internacional de Segurança de Voo para Helicóptero (www.IHST.org) está pedindo aos seus parceiros de todo o mundo que estabeleçam um enfoque adicional em relação aos passos que podem ser tomados para prevenir as fatalidades em acidentes de helicópteros. Em consequência disto, as futuras análises da IHST incluirão os tipos de acidentes que mais frequentemente acabam em fatalidades e as medidas mais eficazes capazes de melhorar as chances de sobrevivência em acidentes de helicóptero.

brasil
Dados referentes aos acidentes com helicópteros no Brasil. IHST

As atuais estatísticas da IHST mostram que as ocorrências mais comuns resultando em fatalidades são:

– perda de controle
– obstáculo e colisão com fios
– visibilidade reduzida
– falha de componentes do sistema
– problemas relacionados ao combustível

As pesquisas da IHST também revelam que as medidas que melhoram as chances de sobrevivência em acidentes incluem:

– capacete
– sistemas de combustível resistentes a acidentes
– assentos resistentes a impactos com apoio superior do torso
– sistemas airbag com cinto de segurança
– transmissor localizador de emergência

Dados da filial da IHST nos EUA mostram um pequeno aumento de acidentes fatais durante  2013 e esta descoberta fez com que um olhar mais aprofundado sobre as fatalidades de helicópteros e suas causas fosse considerado.

Fatal Accidents

“Esta atenção a mais voltada para a redução das fatalidades não muda a meta da IHST de atingir, a longo prazo, uma comunidade internacional de helicópteros civis com zero índice de acidente, no geral,” explica Kimberley Smith, co-presidente da IHST. “Embora esta ênfase mundial nas fatalidades possa produzir algumas novas recomendações para segurança específicas às causas de acidentes fatais ou às chances de sobrevivência em acidentes, as recomendações da IHST para segurança de alto nível não vão sofrer alterações.”

As recomendações para eliminar todos os tipos de acidentes continuam focando na melhora dos Sistemas de Gestão da Segurança, dos treinamentos, dos sistemas e equipamentos (incluindo sistemas de monitoramento do uso e da saúde e sistemas de monitoramento de dados de voo) e das práticas de manutenção.

A IHST promove segurança e trabalha pela redução de acidentes. A organização foi fundada em 2005 com intuito de encabeçar um esforço cooperativo do governo e da indústria para tratar de fatores que estavam ocasionando um índice inaceitável de acidentes de helicópteros. Antes de 2006, o número mundial de acidentes de helicópteros civis estava crescendo a uma proporção de 2,5 porcento ao ano. Desde 2006, o número mundial de acidentes vem diminuindo para 2 porcento ao ano.

Fonte: IHST via HeliHub

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezessete − 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários