- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Alemanha – Recentemente, de forma completamente inesperada, um drone se aproximou do helicóptero de resgate, “Christoph 54“, da DRF Luftrettung. O incidente aconteceu logo após a decolagem de sua base, no aeroporto de Friburgo, sudoeste da Alemanha. O piloto DRF não precisou cancelar a missão aeromédica para Lörrach, porém o drone cruzou seu voo, a uma distância aproximada de cinco metros.

Segundo a DRF não é um caso isolado: “DRF Luftrettung está observando este incidente com preocupação, porque esse tipo de situação está aumentando”, disse o Dr. Peter Huber, membro do conselho da DRF Luftrettung. “Uma colisão poderia colocar em risco a vida de nossa tripulação e assumir proporções terríveis”, complementou preocupado com o incidente.

De acordo com estimativas da Deutsche Flugsicherung (DFS), responsável pelo controle de tráfego aéreo no país, haverá cerca de 1,2 milhão de drones na Alemanha em 2020. De acordo com o DFS, houve 125 relatos de incidentes causadas por drones no tráfego aéreo em 2019. Os números estão diminuindo em comparação com 2018 (158), mas ainda são preocupantes.

Como aconteceu o incidente

A tripulação do “Christoph 54” iria transportar um paciente de Lörrach para Friburgo. Pouco depois de decolar da estação de Friburgo, a uma altura de cerca de 70 metros, o piloto do helicóptero percebeu algo se aproximando da aeronave. Sua suspeita inicial era de que poderia ser um pássaro, mas era um drone. Ele manobrou rapidamente a aeronave para sair de sua trajetória.

O piloto, que trabalha no resgate aéreo da DRF há dez anos, foi capaz de localizar o pequeno drone. Antes do voo de transferência do paciente, a tripulação havia recebido uma mensagem de que um voo de drone estava aprovado. No entanto, o voo desse drone iria acontecer somente no final da tarde e não naquele momento.

O comandante da aeronave informou ao controle de voo do aeródromo sobre o incidente, a fim de alertar outros pilotos e os envolvidos, bem como relatou o caso ao “Sistema de Gerenciamento de Segurança” (SMS) da DRF Luftrettung.

Medidas de segurança

Os drones estão se tornando cada vez mais populares, especialmente entre os pilotos amadores. O SMS monitora incidentes desse tipo e também toma medidas preventivas, treinando as tripulações dos helicópteros da DRF sobre tais perigos e simulando constantemente novas fontes de perigo.

A segurança das operações de resgate aéreo desempenha um papel importante. Se um drone voar perto de um helicóptero, pode haver perigo real para todos. “Levamos muito a sério o atual incidente. Estamos, portanto, fazendo um apelo urgente aos pilotos amadores e operadores de todos os tipos de drones para aderir à regulamentação, relançada em março de 2020 ”, disse o Dr. Huber.

Por outro lado, a DRF Luftrettung vê no uso dos drones não apenas um perigo, mas também uma oportunidade, desde que empregados de forma segura, responsável e cumprindo a regulamentação. “O uso de veículos aéreos não tripulados para transportar sangue, desfibriladores ou medicamentos pode, em certas circunstâncias, ser muito mais rápido e eficiente do que o transporte por ambulância ou helicóptero de resgate”, disse o Dr. Huber.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários