NÁDIA TEBICHERANE

Independência. S.f.

Estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, liberdade em relação a alguém ou algo; dissociação de um ser em relação a outro, do qual depende ou era por ele dominado; em política, independência de um país é a conquista e a manutenção da sua soberania.

Independência de um país, de um povo. A verdadeira independência de um povo passa pela sua capacidade de ser livre, de ser dono do seu caminho, do seu destino.

Independência passa por ter condições de ter educação, formação, conhecimento, informação. Crescer como cidadão, se apropriar do seu potencial, das chances e oportunidades, de se impor como pessoa, se manter, se expressar, acreditar, escolher…

Poder fazer suas escolhas sem depender de nenhuma moeda de troca. Não estar sempre exposto e tão vulnerável a todo tipo de abordagens desonestas.

O nosso território é independente e livre. Isso nos enche de orgulho, mas a independência do nosso povo ainda usa amarras e só acontecerá de fato quando cada um for soberano e protagonista da sua vida.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quatro × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários