Indústria aeronáutica vai se instalar em São Gonçalo do Amarante/CE

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Ceará – No dia 12/02, a Companhia Interamericana de Tecnologia Aeroespacial (Citasa), assinou um Protocolo de Intenções com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para a instalação da empresa no distrito industrial do município.

Victor Samule e Cláudio PinhoCom foco na fabricação de helicópteros e pequenos aviões, Citasa pretende gerar 900 empregos especializados e investir R$ 450 milhões. A Citasa, Companhia Interamericana de Tecnologia Aeroespacial, é uma empresa que foi formada com o objetivo de desenvolver no Brasil projetos na área aeroespacial com o apoio à pesquisa aplicada principalmente em segmentos que possam ser considerados estratégicos.

O investimento em São Gonçalo do Amarante contempla construção das instalações da fábrica, compra de máquinas, equipamentos, veículos e aquisição de tecnologia. Num primeiro momento todo o esforço será direcionado para o mercado de aeronaves de asas rotativas, mercado que o Brasil está em franca expansão e com grandes oportunidades.

Através de parceria com uma tradicional fabricante de helicópteros a norte americana Enstrom e também com a Space Exploration, o principal objetivo é poder desenvolver mão-de-obra qualificada, fornecedores e prestadores de serviços, para que possam num curto prazo de tempo compor uma cadeia produtiva para a montagem de helicópteros com alto grau de nacionalização, empregando soluções tecnológicas em motores à propulsão, pistão e turbinas.

Os recursos são provenientes de um fundo de investimentos e das empresas norte americanas. A intenção da Citasa é desenvolver cooperação técnica entre universidades do estado e centros tecnológicos regionais.

A empresa está sendo assessorada pela Pentagonal Consultoria e Investimentos, empresa cearense que possui escritório em Berlim, na Alemanha.

PORQUE O CEARÁ?

O projeto está sendo implementado no Estado do Ceará por apresentar condições interessantes para o desenvolvimento de um novo segmento. A área próxima ao porto do Pecém  será vizinha de outros projetos de grande envergadura que estão sendo desenvolvidos no Estado. A possibilidade de implantar um novo polo aeronáutico no Brasil, tem como expectativa por parte dos investidores ter custos mais interessantes que os apresentados nos polos já desenvolvidos e consolidados no país, Por outro lado o projeto apresenta-se como um grande indutor econômico para a região nordeste do Brasil, sobretudo para o Estado do Ceará.

INCENTIVOS FISCAIS

A Citasa está pleiteando incentivos fiscais junto ao município de São Gonçalo do Amarante, Estado do Ceará e incentivos federais, assinando na manhã desta quarta-feira, 12, Protocolo de Intenções entre a empresa e o município de São Gonçalo do Amarante para a doação de terreno com área de 30 hectares.

Estiveram presentes representantes da empresa, prefeito Cláudio Pinho e Secretário de Desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante, Victor Samuel. O secretário Victor Samuel ressalta que foi de fundamental importância o apoio da deputada cearense Gorete Pereira no sentido de viabilizar as negociações para a realização desse grande investimento.

Fonte: Governo de São Gonçalo do Amarante.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários