Início de operação do helicóptero “Comandante João Donato”, no Acre

Comandantes das regionais e delegados de Rio Branco participam de sobrevoos para conhecer melhor as áreas de atuação

Desde que foi entregue oficialmente pelo Governador Binho Marques para reforço das políticas de segurança e cidadania no Acre, no encerramento do desfile de 7 de setembro, o helicóptero Esquilo AS 350 Comandante João Donato já executa as primeiras ações na capital. No início desta semana começou o treinamento dos três oficiais acreanos – o major Albuquerque, Capitão Clayton e o capitão Negreiros como pilotos, e 12 militares e policiais civis como tripulantes, todos em treinamento por pilotos oficiais da Força Nacional de Segurança. Ao mesmo tempo, os comandantes e delegados da capital que atuam nas 5 diferentes regionais de segurança pública de Rio Branco participaram dos sobrevoos para ter uma melhor visão das áreas onde atuam.

Início das operações no Acre

De acordo com a Secretária de Segurança, Márcia Regina, esta é uma forma de aprimorar as estratégias de policiamento e otimização do emprego das viaturas nos bairros da capital. “Nós não podemos desenvolver as mesmas ações na 1ª regional na 2ª, ou vice-versa, assim como nas demais. Rio Branco mudou muito sua dinâmica territorial, econômica e social nos últimos anos. Hoje, temos mais população na área urbana do que na área rural, por exemplo. E os sobrevoos permitem uma visão melhor dos territórios. Agora, com a entrega de novos equipamentos e viaturas para reforçar a segurança em cada regional, é importante que os comandantes e delegados conheçam as áreas para otimizar essa atuação e realizar o melhor policiamento, atendendo com maior eficiência a comunidade”.

Em um sobrevoo na manhã desta sexta-feira, 11, o Tenente Coronel Paladino, Comandante do 3º Batalhão, sobrevoou ao lado da Delegada de Polícia Civil Wânia Lilian, alguns trechos da capital. Do alto do helicóptero, é possível avistar cada rua e suas residências com precisão. E com uma velocidade que pode atingir até 246 km/h, pode-se chegar de uma ponta à outra da cidade em questão de minutos. O helicóptero possui um contato direto com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), para acionar o patrulhamento ou ajudar em ocorrências. 

“A aquisição do helicóptero por parte do Governo do Estado é de fundamental importância para as atividades ligadas à Segurança Pública, porque proporciona um planejmanento com mais eficiência e eficácia as atividades de policiamento. E é importante também essa participação de todos: do comando da Polícia Militar, assim como o Comando da Polícia Civil, para que nós possamos fortalecer ações e operações cada vez mais integradas”, afirma o Tenente Coronel Paladino. 

Primeiras operações com helicóptero policial no Acre

Para a delegada Wânia Lilian, o equipamento veio em boa hora. “Já fizemos dois sobrevoos até agora e pudemos constatar como ele é útil. Dentro dele temos uma visibilidade muito além da que a gente tem no chão, para identificar, por exemplo, as rotas de fuga dos infratores”.

Neste primeiro momento, os sobrevoos estão sendo realizados na capital, mas a previsão é de que em breve o mesmo trabalho seja feito com os comandantes das demais regionais do Acre, em todo o território estadual.

Além da segurança, a promoção da cidadania

Pintado com as cores da Bandeira do Estado, o Helicóptero Comandante João Donato, primeira aeronave entregue pelo Governo Federal na região norte, integra um conjunto de investimentos que estão sendo realizados em todas as áreas do desenvolvimento humano pelo Governador Binho Marques. A meta é que a aeronave ajude a diminuir o isolamento das comunidades.

O helicóptero vai atender ainda as necessidades de segurança na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia com vistas à Estrada do Pacífico, que une o Brasil aos portos do Pacífico. Também atuará no interior do Estado, bem como nas emergências em saúde e defesa civil, prestando apoio aos moradores de localidades isoladas e em ações desencadeadas pela Vigilância Sanitária, ocorrências de trânsito e transporte de pessoas que precisam de cuidados em saúde.

Equipada com modernos sistemas de navegação, mapas eletrônicos, computador de bordo e rádio multifrequência, a aeronave pode se adequar aos mais diversos tipos de serviços. “Nós já estamos prevendo ações conjuntas para o helicóptero junto à secretaria de saúde, e a de meio ambiente”, afirma Márcia Regina.

Fonte : Agência de Notícias do Acre

Reportagem : Mariama Morena

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabens aos companheiros da Policia do Estado do Acre pela criação dessa mais nova Unidade Aerea,Bom vôo a todos os Pilotos,Tripulantes e Mecânicos, esperamos que essa modalidade de Policiamento continue crescendo em todos os Estados Brasileiros inclusive com investimento dos Estados na ampliação das frotas de Aeronaves e investindo cada vez mais nos equipamentos e na capacitação e treinamento dos profissionais acima citado e quem sabe até haver um intercâmbio entre os Estados para troca de experiencias.

    • A aviação é uma arte sem fronteiras e o intercâmbio é fundamental para troca de experiências e criação de uma doutrina operacional nacional. É idealismo, mas porque não acreditar nisso?

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

catorze − 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários