Instrutores do GTA de Sergipe realizam treinamento de abordagem policial para alunos soldados da PM

- Anúncio -

Sergipe – Nesta sexta-feira (05), aconteceu nas imediações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), mais uma instrução voltada para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), que atualmente conta com cerca de 350 futuros policiais recentemente convocados pelo Governo do Estado para integrar o quadro da Polícia Militar do Estado de Sergipe – PMSE.

Instrutores do GTA de Sergipe realizam treinamento de abordagem policial para alunos soldados da PM. Fotos Ricardo Pinho
Instrutores do GTA de Sergipe realizam treinamento de abordagem policial para alunos soldados da PM. Fotos Ricardo Pinho.

Para que todos os futuros policiais tenham suas ações dentro dos parâmetros da legalidade, necessidade, proporcionalidade e ética, mais uma turma está sendo capacitada na atividade de abordagem policial, que faz parte da instrução de “Técnica Policial Militar”, uma das disciplinas de maior duração do curso com cerca de 80h/aula. Além disso, neste momento são revisadas as técnicas e procedimentos adotados doutrinariamente pela PMSE.

A instrução abrange o treinamento na abordagem policial, incluindo técnicas de conduta em patrulha motorizada, busca pessoal, em veículos e edificações, transposição de obstáculos, utilização de algemas e atendimento a ocorrências policiais, procedimentos indispensáveis na atuação profissional de um policial militar.

As aulas práticas desta turma foram conduzidas pelo Major PM, Alcides Fonseca, que também é Piloto do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA/SE) e auxiliadas pelo Tripulante Operacional, 1º Sgt PM, Robson Andrade. “Este treinamento permitirá que os alunos tenham a oportunidade de simular situações cotidianas na atividade de um policial militar, por isso realizamos a instrução com muita atenção a todos os detalhes”, explicou o Major Fonseca.

Dentre os principais quesitos observados pelos alunos e futuros policias, há destaque para os princípios técnicos da abordagem, “Segurança, Surpresa, Rapidez, Ação Vigorosa e Unidade de Comando”, pois numa situação de risco, o alto desempenho é reflexo de um bom treinamento.

Por Ricardo Pinho, GTA Sergipe.

- Anúncio -