ISPA – Portugal lança Pós-graduação em Intervenção na Crise, Catástrofe e Emergência

O ISPA – Instituto Universitário (ISPA-IU), localizado em Lisboa – Portugal, lançará a primeira pós-graduação em “Intervenção na Crise, Catástrofe e Emergência“, cujo início está previsto para Janeiro de 2012. Trata-se de uma iniciativa de formação que tem como objetivo constituir-se como uma ferramenta de apoio para dotar os profissionais de competências para lidar com a inter-subjetividade que emerge dos contextos de intervenção em situações de crise, catástrofe e emergência.

Ao longo da história da humanidade aconteceram tragédias coletivas, que envolveram perdas afetivas e materiais, sem que os indivíduos ou grupos afetados tivessem qualquer tipo de apoio especializado. A intervenção multidisciplinar com o menor hiato de tempo possível revela-se um fator determinante para suprir as necessidades físicas, psicológicas e sociais das pessoas ou grupos afetados de imediato e na tentativa de minimizar os efeitos traumáticos posteriores.

A pós-graduação tem como público-alvo prioritário psicólogos, médicos, enfermeiros, agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), agentes da Proteção Civil, bombeiros, assistentes sociais, agentes da Guarda Nacional republicana (GNR), membros das Forças Armadas, jornalistas e técnicos autárquicos. No final, será possível a realização, para um máximo de dois alunos, de um estágio integrado numa eventual missão da AMI – Assistência Médica Internacional que esteja a decorrer.

ISPA – Instituto Universitário (ISPA-IU) tem quase meio século de existência. Viu o seu estatuto alterado com a recente conversão em instituto universitário, o que possibilita a atribuição do grau de Doutor. O ISPA – IU resultou da evolução da mais antiga escola superior de Psicologia do país (Instituto Superior de Psicologia Aplicada), que perante as novas necessidades do tecido social e o potencial científico que desenvolveu e consolidou decidiu diversificar a sua oferta formativa, abrindo-se a novas áreas do conhecimento e do ensino.

Desde o inicio o projeto ISPA estruturou-se segundo uma matriz de desenvolvimento institucional que concilia seis linhas essenciais e dentre elas está uma aposta clara na internacionalização através de parcerias fortes com instituições universitárias e centros de investigação e intervenção de referência no espaço Europeu, da América do Norte e Brasil.

Informações: 808 101 717, 218 811 700 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].
Endereço: Rua Jardim do Tabaco, 34, Lisboa, , Portugal.

Fonte: Humanet.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá ,

    Gostaria e saber se posso cursar essa pós graduação e quais são os critérios para brasileiros?

    sou formada em psicologia no Brasil .

    obrigada.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

um × três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários