LAAD 2013: O EC145 do GRAer da Polícia Militar da Bahia

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O helicóptero EC145 é o novo integrante da frota de Segurança Pública do estado da Bahia. Ele foi adquirido no ano passado e passou por customização e inclusão de equipamentos e acessórios na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), até a sua entrega, no último mês de dezembro.

P1070729

Fabricado na Alemanha pela Eurocopter, a aeronave recebeu grandes intervenções dos engenheiros e técnicos brasileiros. “No Brasil, é realizada a instalação de importantes componentes para as missões que irá desempenhar, em especial o desenvolvimento, adaptação e certificação de partes do imageador térmico, sistema de alta tecnologia para vigilância aérea”, destaca François Arnaud, vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras.

O EC145 do governo baiano tem capacidade de voar por instrumentos de dia e de noite; de realizar missões de transporte de tropa com dois pilotos e nove policiais equipados; de transporte aeromédico de longo alcance de um ou dois pacientes com suporte avançado de vida; alcance de mais de 650 km e dimensões que possibilitam manobrabilidade em espaços restritos, como grandes centros urbanos, estradas e clareiras em mata fechada. Apresenta velocidade máxima de 145 nós e os mais modernos sistemas de navegação.

graerlaad2013

Biturbina, o modelo EC145 é utilizado em todos os setores do mercado – civil, governamental e militar e offshore em diversos países e, no Brasil, iniciou suas operações policias na configuração multimissão no Estado do Maranhão, em 2011. “É uma aeronave altamente versátil e atende a muitos requisitos que podem servir, futuramente, até segmentos mais complexos, como o militar”, completa François.

Com mais de 500 aeronaves operando em 38 países – cinco delas no Brasil, o EC145 já soma mais de 600 mil horas de voo e vem se consagrando como um dos biturbinas mais versáteis do mercado internacional, na medida em que foi a máquina selecionada pelo Exército americano para ser o novo “Light Utility Helicopter” (LUH) e é empregado por diversos operadores policiais e de resgate, tais como o Texas DPS dos Estados Unidos da América, a Metropolitan Police de Londres, a Gendarmerie e a Securité Civile da França, o ADAC e o DRF da Alemanha, dentre outros. A Polícia Militar de Bahia se iguala a esses operadores de renome internacional ao passar a fazer parte deste seleto grupo.

EC145 customizado para Bahia

Confira as fotos do EC 145 da PM da Bahia:

Ficha Técnica EC145 (T2):

Capacidade
1 piloto + 9/10 passageiros ou 2 Pilotos + 8/9 Passageiros ou 1.500 kg de carga no gancho

Pesos
Peso máx. de decolagem: 3.650 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 3.650 Kg
Peso vazio: 1,919 kg

Motorização
2 turbinas TURBOMECA ARRIEL 2E
Potência máx. de decolagem por motor: 894shp

Desempenho (com peso máximo de decolagem)
Velocidade máx. (VNE): 268 km/h
Velocidade de cruzeiro rápido: 248 km/h
Razão de subida: 9,3 m/s
Teto de serviço: 18.000 ft
Autonomia com tanque standard: 3 horas 35′
Alcance máximo com tanque standard: 670 km

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 13.6 m
Comprimento da fuselagem (incl. rotor traseiro): 11.65 m
Altura das Pás do Rotor principal: 3,10 m
Diâmetro do rotor principal: 11,00 m

Fonte: Helibras.
Fotos: Eduardo Alexandre Beni/Alex Mena Barreto/ Roberto Caiafa – Piloto Policial / Tecnologia e Defesa.

- Anúncio -

3 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários