Conheça a Unidade Aérea de Los Angeles Sheriff Department – LASD

- Anúncio -

Conheça um pouco da unidade que voa mais de 12.000 horas por ano,  Aero Bureau – Los Angeles County Sheriff’s Department – LASD, na Califórnia/EUA.

Em mais uma visita, tive a grata oportunidade de conhecer a unidade aérea do Los Angeles County Sheriff’s Department (LASD), também conhecido como Aero Bureau, cuja sede fica na cidade de Long Beach, na Califórnia/EUA.

Primeiro, vamos as diferenças e características culturais e estruturais dos Estados Unidos. Os estados americanos são divididos internamente em condados (chamados de  County). Os Estados Unidos possuem 50 Estados e um Distrito Federal, com Alasca, Havaí e alguns territórios do Caribe. Cada Estado possui constituição própria e autonomia na organização e operação de seus poderes.

As cidades  (municipalitiescities, townships ou towns, dependendo do Estado) que pertencem a determinado condado tem a opção de estruturar sua própria polícia, ou firmar uma espécie de acordo com o Sheriff Department do condado, onde o mesmo irá prover o serviço de policiamento em sua municipalidade. Existem outros detalhes e minúcias, mas a grosso modo essa é a diferença entre um Police Department e um Sheriff’s Department.

Voltando ao LASD, atualmente ela é a quarta maior agência de polícia dos Estados Unidos, ficando atrás do NYPD, Chicago PD e LAPD, sendo o maior Sheriff’s Department do país. Das 88 municipalidades do condado de Los Angeles, 42 tem “contrato” com o LASD.

Atualmente, conta com cerca de 18.000 funcionários, sendo 10 mil policiais (deputies) e os demais profissionais da área administrativa. O LASD cobre uma região de aproximadamente 8.210 quilômetros quadrados com uma população estimada de três milhões de pessoas.

O Air Bureau é a unidade aérea que presta apoio às unidades de terra em missões policiais, vigilância, busca e salvamento.

A unidade conta atualmente com 15 aeronaves Eurocopter AS350B2, sendo 12 recém adquiridas com VEMD e três AS350B2 antigos, e mais três aeronaves H-3 Sea King, que serão substituídas em breve por três aeronaves AS-332 Super Puma, recentemente adquiridas.

A unidade ainda conta com um avião King Air B200, utilizado basicamente para missões de transporte, e dois Cessna T210N, utilizados em missões de vigilância.

Aqui um detalhe interessante, o Air Bureau efetuou a renovação de sua frota encomendando novas aeronaves e vendendo as que seriam substituídas, sendo que duas dessas aeronaves que operavam no LASD, atualmente operam em unidades aéreas no Brasil, mais especificamente no GRAESP/PA e no BOA/SC. Isso que é aeronave com vocação pública!

A unidade tem sua base central no aeroporto de Long Beach/CA, e outras duas bases destacadas, uma no aeroporto de Brackett e outra no aeroporto de Burbank, provendo assim uma melhor cobertura para as regiões leste e norte do condado.

A unidade conta com um efetivo de 73 funcionários, sendo 22 pilotos, 11 Tactical Flight Officer, 18 mecânicos/inspetores e os demais exercem funções administrativas para a unidade.

A unidade mantém uma operação 24/7, com as equipes trabalhando quatro turnos de 10 horas por semana, sendo que durante um turno de dez horas as tripulações voam aproximadamente seis horas por dia. O meta da unidade é ter três equipes por turno de serviço, mantendo sempre duas aeronaves em voo.

A unidade também apoia o Los Angeles County Fire Department em missões de salvamento terrestre e aquático com as aeronaves de grande porte H-3 Sea King e futuramente AS332 Super Puma.

A primeira aeronave AS332 Super Puma foi recebida recentemente e as tripulações já se encontram em treinamento de transição para a nova aeronave. Com a chegada das outras duas aeronaves, os antigos H-3 Sea King serão entregues para a marinha americana.

Normalmente tais aeronaves são despachadas para uma base avançada nas montanhas a leste de Los Angeles, e de lá são acionadas pelo centro de despacho do Los Angeles County Fire Department para todos os tipos de missões que envolva a necessidade de remoção rápida de vítimas na região. Para se ter uma ideia da demanda e da dificuldade desse tipo de operação, eles efetuam uma média de 50 salvamentos por ano e as montanhas atingem mais de 10 mil pés de altura.

A unidade voa uma média de 11.000 horas por ano nos helicópteros e 1.300 horas por ano nos aviões. As instalações da unidade em Long Beach são primorosas, sendo um prédio principal e três grandes hangares, sendo um exclusivo para a manutenção aeronáutica.

A unidade realiza nos helicópteros sua própria manutenção aeronáutica, e nos aviões a manutenção é feita por uma empresa contratada. A unidade conta com 10 mecânicos e 8 inspetores de manutenção aeronáutica contratados pela departamento com dedicação exclusiva á unidade. As aeronaves operadas pela unidade são praticamente todas novas, e são equipadas com a última geração de aviônicos e acessórios.

Todas as aeronaves AS350B2 são equipadas com moving maps AeroComputers, sistema de imageamento térmico FLIR 8500 com sistema de downlink Troll. As aeronaves são compatíveis e equipadas com sistema NVG (Night Vision Googles) e possuem ainda sistema EFIS da Cobham, com duas telas duas telas LCD que incluem: Primary Flight Display (PFD) e Multi-Function Display (MFD), WAAS GPS Receiver, sistema de alerta e monitoramento de terreno (HTAWS) e Flight Management System (FMS).

Outro detalhe interessante nas aeronaves é a configuração traseira da cabine, onde os bancos são individuais, com cinto de segurança de quatro pontos e fixados em dois trilhos corrediços. Muito operacional, seguro e confortável.

Como já foi dito, a unidade apresenta uma estrutura física primorosa, demonstrando uma organização e praticidade de saltar aos olhos, principalmente no aspecto das instalações onde se realiza a manutenção das aeronaves.

Na sala de operaçoes (aqui chamada de “Ready Room”) além dos diversos equipamentos de rádios policiais escaneando as diversas frequencias do departamento, há também um sistema de rastreamento das aeronaves baseados na API do Google Maps, onde está disponível online a posição e o situação de todas as aeronaves do departamento. Muito interessante para a questão de comando e controle da frota.

A unidade também conta com caminhões de suporte, tanto caminhões com configuração padrão para abastecimento das aeronaves com querosene de aviação, quanto um caminhão para prover apoio remoto de manutenção e reparo em uma configuração bastante interessante.

Leia também:

- Anúncio -