Pará – No sábado (30), o Governo do Pará enviou respiradores para várias regiões do Estado, ampliando o número de UTI’s exclusivas para tratamento de COVID-19 na rede pública de saúde estadual. Os aviões do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) estão sendo usados para realizar essa distribuição.
Dos 42 equipamentos distribuídos, 4 foram para o município de Breves, no Marajó; 10 para Tucuruí, no sudeste do Estado; 14 para Marabá e 4 para Redenção, ambas as cidades pertencentes ao sul do Pará. Outros 10 foram enviados para Santarém, na região oeste.
No início da pandemia o Pará tinha apenas três respiradores. Em três meses, com investimentos próprios e auxílio do Ministério da Saúde, o governo do Estado já ampliou esse número, que atualmente é 525 leitos de UTI. A expectativa é que até a próxima segunda-feira (1º), o total chegue a 609 equipamentos.
Além da ampliação do número de unidades de terapia intensiva, o Pará vem aumentando diariamente o número de leitos clínicos exclusivos para pacientes de COVID-19. Em março, eram apenas 26 leitos, atualmente, o Estado conta com 1.212.