Mais de 20 mil Policiais Militares e duas aeronaves reforçam segurança na Bahia

A área de segurança pública na Bahia ganha um reforço especial com a Operação Verão 2012/2013, lançada nesta sexta-feira (14), no Jardim dos Namorados, em Salvador. A operação conta com mais de 20 mil policiais militares para dar mais tranquilidade a quem visita as cidades turísticas do estado e aos baianos.

Para o turista paulista José Barreto, que está em Salvador desde novembro, fazer caminhadas e pedalar na orla de Salvador vai ficar melhor. “Para todos que fazem caminhadas diariamente é importante contar com esta segurança”. A auxiliar técnica Patrícia Santos afirmou que só em ver a presença dos policiais aumenta a sensação de segurança. “Gosto de andar, sentir o cheiro do mar. Às vezes, fico sentada lendo jornal, e outras vezes caminhando. É bom ver o policiamento reforçado”.

Durante a solenidade, foram entregues 518 motos e duas aeronaves. O helicóptero é um bimotor médio, modelo EC 145, com capacidade para 11 pessoas. O avião é um monomotor turbo-hélice, modelo Grand Caravan, e será empregado para o transporte de tropa, operações policiais, aeromédicas, de salvamento e de defesa civil.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, o avião tem maior mobilidade para pousos e decolagens. As duas aeronaves tiveram investimento de mais de R$ 33 milhões. A ação está dividida em operações Praia, com o efetivo distribuído ao longo dos 1.183 quilômetros do litoral baiano, e Natalina, com foco na prevenção de ações ilícitas durante as compras de fim de ano, e em grandes eventos e festas populares.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que a Operação Verão é mais uma iniciativa do programa Pacto pela Vida. “Ela vai intensificar o policiamento ostensivo em logradouros públicos, principais pontos turísticos da Bahia e rodovias estaduais”.

Os policiais vão atuar em Salvador, Ilhéus, Itacaré, Valença, Morro de São Paulo, Mangue Seco, Conde, Cachoeira, Juazeiro, Praia do Forte, Lençóis, Rio de Contas, Bom Jesus da Lapa, Porto Seguro, Canavieiras, Alcobaça, Vila de Abrantes, dentre outras localidades.

“Este é o período que Salvador é mais visitada. Por isso estamos intensificando a segurança para turistas e baianos. Além disso, estamos com novos equipamentos modernos que vão dar mais qualidade ao trabalho policial”, destacou o governador Jaques Wagner. A operação segue até 28 de fevereiro, envolvendo o Carnaval. Estão sendo investidos R$ 26 milhões com equipamentos de proteção individual e recursos humanos.

Sobre o EC 145

O contrato de aquisição da nova aeronave, firmado em setembro deste ano, contempla a aquisição do helicóptero e ainda equipamentos e acessórios para missões policiais como resgate e transporte aeromédico, além de assistência técnica, formação, treinamento e adaptação de pilotos e mecânicos para o modelo específico.

O helicóptero EC145 é fabricado pela Eurocopter, na Alemanha, e recebe customização e finalização na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG). “No Brasil, é realizada a pintura da aeronave e a instalação de importantes componentes para as missões que irá realizar, em especial o desenvolvimento, adaptação e certificação de partes do imageador térmico, sistema de alta tecnologia para vigilância aérea”, destaca François Arnaud, vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras.

Dentre os equipamentos e acessórios da aeronave destacam-se o kit para transporte aeromédico e resgate de dois pacientes em maca, o guincho de salvamento de 272 kg, os flutuadores de emergência, o kit rappel e de “fast rope”, os assentos de tropa e o conjunto de assentos de passageiros. O pacote de equipamentos de aviônica é de última geração, bem como o radar meteorológico, o rádio policial multifrequência, o farol  de busca de 30 milhões de velas, entre outros.

O EC145 é um helicóptero biturbina bastante versátil que é utilizado em todos os setores do mercado – civil, governamental e militar. No Brasil, este modelo é o segundo entregue para a Segurança Pública, sendo o Maranhão o primeiro estado a operar o modelo em configuração policial. O helicóptero tem capacidade para dois pilotos e nove policiais equipados, alcance de mais de 650 km e dimensões que possibilitam manobrabilidade em espaços restritos, como grandes centros urbanos, estradas e clareiras em mata fechada.

O helicóptero faz parte do contingente de pessoal e equipamentos – iniciativa do Estado em prol do bem-estar da sociedade baiana – e participará do lançamento da Operação Verão em Salvador, hoje (14). Com a incorporação de helicóptero desse porte, a segurança pública do Estado é reforçada, uma vez que o Grupamento Aéreo – GRAER PMBA ganha mais capacidade ao incrementar seu leque operacional, igualando-se aos melhores operadores policiais existentes no mundo, tais como o Texas DPS nos Estados Unidos, a Metropolitan Police em Londres e a Gendarmerie na França.

Fonte: SECOM/BA e Convergência Comunicação Estratégica.

1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezenove − onze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários