Maj PMPB Formiga declarado apto para assumir o Comando de Aeronave Operacional

O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, reuniu seu Conselho de Voo em 15 de dezembro de 2010 para avaliar o Maj PMPB Evilásio César Ramos Formiga e analisar se o Oficial estaria APTO no seu Estágio ECHO e pronto para assumir o Comando de Aeronave Operacional.

Maj PMPB Formiga, novo comandante de aeronave da Aviação de Segurança Pública

O Maj PM Formiga fez o Curso de Piloto (PPH, PCH e INVH) teórico e prático na EDRA Aeronáutica, terminando no final de 2005, de onde seguiu para Estágio Operacional no GRAer/PMSC, hoje Batalhão de Aviação da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

No BAPM SC Formiga fez o Curso de Comandante de Operações Aéreas, checou tipo no AS-50 e rechecou o INVH, permanecendo na Unidade por três anos (com uma interrupção breve no período), de onde saiu em março de 2010 para voar no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

No Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o novo Comandante chegou sabendo que teria a oportunidade de participar das instruções e voos necessários a sua ascensão técnica como Comandante Operacional de Aeronaves, totalizando quase 600 horas de vôo entre formação na EDRA, e atividades operacionais desenvolvidas na PMSC e CBMSC.

Durante os dez meses de Estágio no BOA/CBMSC o Maj Formiga totalizou 64 horas de vôo, entre recheque, Estágios Bravo, Charlie, Delta, e 31,8 no Estágio ECHO, em Comando Operacional de Aeronave, o que incorreu no atendimento de 84 ocorrências de Urgência/Emergência/Defesa Civil e proteção ambiental, próprias do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU.

A decisão do Conselho foi unânime quanto a evolução técnica apresentada pelo Estagiário durante o período de instrução, e pela boa proficiência demonstrada no estágio ECHO, onde atendeu a diversos tipos de ocorrências, que pôs a prova o seu preparo, restando ao Presidente do Conselho, Comandante do BOA, declarar que: “este Comandante e o Conselho de Voo considera o Oficial da PMPB Major Evilásio César Ramos Formiga, apto para assumir comando operacional de aeronave em missões de segurança pública e atividades de defesa civil, nos termos do programa de ascensão técnica (PAT) do BOA e da legislação aeronáutica em vigor.”

DECISÃO DO CONSELHO DE VOO:

“Considerando as Fichas de Avaliação/Instrução apresentadas, que totalizam 31,8 (trinta e uma, oito) horas de voo em instrução, e os pareceres dos Oficiais Pilotos Comandantes de Aeronave/Instrutores consignados nas mesmas, declaro o Maj Formiga APTO no Estágio “ECHO”, determinando a publicação da decisão do Conselho de Voo em BI do BOA/CBMSC, e a oficialização do ato ao Comando-Geral do CBMSC e PMPB e ao COA (Comando de Operações Aéreas) da PMPB”.

“Desde já, nos honra contar o Maj Formiga na escala de Comandante Operacional de Aeronaves da nossa Unidade”, disse o Ten Cel BM Edupércio Pratts, Comandante do BOA/CBMSC.


Fonte: BOA/CBMSC.

Nota do site: Muito embora esse Conselho de Voo tenha sido realizado em 15 de dezembro de 2010, preparamos essa notícia para 2011, pois certamente será o ano de realizações do novo Comandante de Aeronave, Maj PMPB Formiga e para o Estado da Paraíba que se prepara para receber seu helicóptero.

O site Piloto Policial deseja um Feliz 2011 a todos os bem aventurados e dignos tripulantes da Aviação de Segurança Pública.


27 COMENTÁRIOS

  1. Ao Comandante e Amigo Formiga

    Tive o prazer de conhecê-lo e recebê-lo como estagiário no GRAER em Joinville e acompanhar de perto a sua evolução e o seu estágio no Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC e por fim a honra de participar do seu Conselho de Vôo.

    Sou testemunha que durante todas as missões cumpridas com a aeronave Águia de Joinville, e no seu estágio Echo no BOA em Florianópolis demonstrou ser um exímio Piloto e Comandante de Aeronave de Segurança Pública.

    O Estado da Paraiba pode se orgulhar e ter certeza que contará com um excelente profissional capacitado e qualificado a cumrir as várias missões de defesa civil e operações policiais.

    Desejo Sucesso e que faça Bons e Seguros Vôos.

    Ricardo L. Correia- Maj PM
    Cmt de Aeronave

  2. Prezado Maj Formiga

    Parabéns. Além da vitória, foi sem dúvida uma grande conquista. As dificuldades encontradas ao longo dessa caminhada foram grandes mas serão compensadas com sentimento de dever cumprido em cada missão.
    Embora tenhamos voado juntos em somente uma missão, foi o suficiente para perceber a sua proeficiência como Comandante, servindo de exemplo para as novas gerações de pilotos.
    Sucesso e bons voos.

    DIOGO BAHIA LOSSO – Cap BM

  3. PArabéns ao novo cmte operacional de helicóptero policial.

    Feliz ano de 2011 e excelentes e seguros voos. Que Deus o abneçoe.

    Forte abraço

    Cap PM Thiago Balbi – GRAer PMAM

  4. Parabéns, meu amigo Formiga, desejo a você muito sucesso, agora sei que a PMPB, já pode contar com mais um Cmt, qualquer situação estamos aqui a vossa disposição bem no coração da Amazonia. Selvaaaaa.

  5. Querido César (Maj Formiga),

    Queremos parabenizá-lo por ter conseguido galgar o topo da montanha com tamanha galhardia, e agradecer à Deus com nossas orações, sempre interferindo por você.

    Beijos,

    Chiquinho e Edna

  6. Caro Amigo Formiga, boa noite.
    Ao ler a matéria fico extremamente feliz por tua pessoa. Acredito que fostes o primeiro a sair Comandante de Aeronave dentre outros. Em seguida, por saber que superastes todos os obstáculos inclusive familiar e financeiro. Acompanhei tua saga diariamente. Sei que durante 01(um) ano ficastes se mantendo por conta própria em Santa Catarina. Aos teus famíliares parabéns por aguentar e suportar a ausência. E a você, sucessos em 2011. Que Deus ilumine teu caminho. Sempre há esperança.
    Forte abraço, Major Jorge e família.

  7. Maj Formiga,

    Parabéns pela conquista tão duramente alcançada, saiba que o Maj Fábio conseguiu colocar no roçamento da União a destinação de 8 milhões para aquisição de uma aeronva de asa rotativa, modelo esquilo, para o nosso Estado.

    Novamente parabéns,

    José Célio Alves – 1º Sgt BM
    Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

  8. MEU CARO AMIGO E PARCEIRO DE SERVIÇOS NO BOA.

    MEUS PARABÉNS PELA MERECIDA E BEM VINDA CONQUISTA A COMANDO MASTER DE ESQUILO. SOU TESTEMUNHA DA SUA LUTA E DA PERSISTÊNCIA EM SE MANTER VOANDO. DISTÂNCIAS, SAUDADES E CONTRATEMPOS FIZERAM PARTE DA TUA CAMINHADA NESSES ANOS TODOS DE LUTA, DE MUITA LUTA.
    TORÇO PARA QUE VC POSSA CONTRIBUIR EM MUITO PARA O ENGRANDECIMENTO DA AVIAÇÃO NO SEIO DA NOSSA GLORIOSA PMPB, OS FRUTOS COLHIDOS EM TERRA CATARINESE DEVAM SER AGORA COMPARTILHADOS POR TODOS.
    TENHO A CERTEZA QUE DIANTE DA TUA CAPACIDADE, HUMILDADE E AGORA, COMPETÊNCIA TÉCNICA, OS REBELDES E OS ALIADOS SE UNAM EM TORNO DA VOSSA PESSOA, PARA O PLENO ÊXITO DA SUA VIDA: VOAR E VOAR ALTO E SEGURO.

    UM GRANDE ABRAÇO.

    TC BM PAULO ROGÉRIO DE ANDRADE LIMA

  9. Conheço o trabalho e a força de vontade do Major Formigo, por isso fico feliz por mais essa vitória deste competente e preparado militar… A Paraíba terá futuramente a sua aeronave e com isso precisará do trabalho de Formiga. Um abraço e parabéns… Tovar

  10. Caro amigo Maj Formiga,

    É com satisfação de recebo esta notícia. Parabéns. Desde o dia em que como Comandante do GRAER o recebi em nossa Unidade, já notava a sua capacidade, dedicação e seriedade para uma atividade tão importante como a aviação.

    Estou as ordens.

    T Coronel Amorim
    Chefe de Gabinete do Comandante-Geral da PMSC

  11. Parabéns Maj Formiga. A Paraíba precisa de pessoas esforçadas, destinadas e competentes como você, tenho certeza que breve você estará pilotando aqui em João Pessoa. Seu esforço não será em vão.
    Torço para que os órgãos competentes também reconheçam seu mérito. Um abraço.

  12. Major Formiga. Parabéns por esta nova conquista, que Deus ilumine seus caminhos o guiando pelos caminhos da justiça, da razão e sabedoria. Seja feliz neste ano que começa e conte comigo se precisares. Um grande abraço.

  13. Aos meus amigos e irmãos da aviação, meus (PRIMEIROS) agradecimentos:

    Maj Ricardo (PMSC),
    Por sempre estar pronto e determinado a ajudar, sobretudo nos momentos em que as circunstâncias tentavam levar-me à covarde desistência de permanecer voando sem apoio do nosso Estado. Ricardo disponibilizou-se a ajudar até nas questões particulares…

    Cap Losso (BMSC)
    Pelo apoio prestado por sua pessoa de modo particular, por sua Unidade de modo geral. Fique certo: acontece, infelizmente, de alguns Comandantes de Aeronaves assumirem o Comando e fazer de conta que nunca esteve como 2P (Segundo Piloto). O pano-preto e a imposição de dificuldades são características deste tipo de pessoa. ME VIGIAREI PARA QUE NÃO ASSUMIR TÃO TRISTE POSTURA, LEVAREI COMIGO A CERTEZA DE QUE SEM UM BOM 2P, SEM UM BOA TRIPULAÇÃO, NOSSO VOO VAI ESTAR PREJUDICADO, NO MÍNIMO QUANTO AO SUCESSO DA MISSÃO…

    Ao Cap Thiago (PMAM),
    Suas felicitações demonstram consciência de que ascender ao Comando de Aeronave é uma conquista que para ser galgada precisa ser corajosamente enfrentada, meus desejos de muito sucesso na sua carreira…

    A Carlos Lopes (maj PMAM)
    Nos conhecemos em um Forun da Aviação (infelizmente trabalharam para que eu não fosse no último), em cuja oportunidade já pude observar a pessoa ímpar que você é, de carisma e liderança peculiares. O GRAER da Amazônia começa muito bem com você no Comando, que Deus te abençoe…

    Meu abraço de respeito e carinho por vocês, meus desejos de um 2011 de muita paz, saúde e realizações para todos os amigos e familiares. Que Deus nos abençoe.

    Seguirei oportunamente com os necessários e sinceros agradecimentos aos demais…

  14. Parabéns Maj Formiga!!!
    Tivemos oportunidade de conhecê-lo em 2008 na missão humanitária em Santa Catarina. Desde lá, acompanhamos sua tragetória até assumir o Comando do AS 50.
    Major, que 2011 seja de muitas realizações. Que Deus o abençoe sempre!!
    Parabéns ao Estado da Paraíba, mais precisamente à PMPB pelo excelente profissional!!
    Grande abraço

    Cap PM Siqueira – PMESP
    GRPAe-BRPAe Rio Preto

  15. Amigo César ou Major Formiga,

    Diante de alguma dificuldade, se você estiver para desanimar, aqueça os sentidos, revigore a fé e ouvirá a voz da consciência dizer: “Persevere e Vencerá”… E assim você venceu!!!

    Nós, paraibanos, é que estamos de parabéns por essa tão honrosa e grandiosa conquista, de tê-lo como comandante de aeronave, apto para alçar grandes voos no nosso espaço aéreo, cuja missão lhe foi confiada por sua capacidade e mérito, além de muita determinação e força de vontade.

    Espero que a tão sonhada e desejada aeronave para o nosso Estado seja adquirida em breve, para que possas colocar em prática toda a sua capacitação técnica.

    Muito sucesso nessa nova missão e que os bons ventos soprem a seu favor!!!

    Um grande abraço, Cristina.

  16. Caro amigo Maj Formiga,
    Tive o privilégio de conviver com o Sr durante nossa formação de PP/PC na EDRA (04/05) e agora em dez/2010 presenciar um de seus primeiros voos como Comandante de aeronave em SC… é emocionante…Parabéns!
    Desejo muita saúde e que Deus continue lhe abençoando sempre!
    Bons voos!!

    MARLON Francez Brito- Cap QOBM
    Chefe de Operações do COA/CBMPA

  17. GRANDE MAJOR FORMIGA,
    É MUITO GRATIFICANTE LER ESSA MATÉRIA, POIS SABEMOS DE SUA LUTA INCANSÁVEL NA BUSCA DA EXCELÊNCIA, QUE FINALMENTE FOI COROADA COM SUA APROVAÇÃO A COMANDO PELO CONSELHO DE VOO DO BOA/CBMSC.
    NÓS AQUI DE PERNAMBUCO, ESTAMOS FELIZES COM A SUA FELICIDADE.
    FAÇO VOTOS QUE NOSSO BOM DEUS CONTINUE A ABENÇOAR VOSSOS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  18. CONTINUANDO MEUS AGRADECIMENTOS:

    EDNA BORBOREMA E “CHIQUINHO” (meu sogro e minha sogra)
    As continuadas orações para meu sucesso profissional e o imensurável apoio que recebi diante da necessidade de ausentar-me da família,confirmam o que sempre digo: ao escolher Paskaly Borborema como esposa, casei com uma mulher sensacional e fiz um laço com uma família excepcional. Ganhei outro Pai e outra Mãe…

    MAJ RAMOS (GRAER/PR)
    Companheiro e amigo do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais/2007-SC. Oficial íntegro e amigo que àquela época apenas fazia perguntas sobre a aviação e hoje é um irmão das asas rotativas, seja bem vindo a esta atividade que muitos querem, alguns escolhem, poucos seguem…

    EDUARDO JORGE (Maj PMPB)
    Oficial com quem tive a oportunidade de trabalhar no mais operacional serviço da Rainha da Borborema (Campina Grande), época boa, onde a amizade verdadeira era predominante no nosso Batalhão, dificuldade de um era dificuldade para todos, sucesso de um era vitória de todos. Suas felicitações alegram meu espírito, mostram que a distância não apaga a relação entre verdadeiros amigos.

    SGT CÉLIO (BMPB),
    Você é daqueles que está sempre disposto à ajudar e a servir. De forma competente consegue fazê-lo. Suas palavras fortalecem meu laço com os Bombeiros Militares da Paraíba…

    TC ROGÉRIO (BMRN),
    Aprendi muito com o senhor no período em que compartilhamos escalas. Não tenha dúvidas de que se houver rebeldes eles serão postos nos seus devidos lugares. Entretanto, acredito muito na equipe do Comando de Operações Aéreas, Oficiais e Praças competentes e capacitados, se bem “trabalhados” o COA será grande.

    TOVAR CORREIA LIMA (mais jovem e mais operante Vereador de Campina Grande-PB)
    Está registrado na Câmara Municipal de Campina Grande seu Requerimento cobrando a compra da nossa aeronave ao então Governador Maranhão, cuja inoperância e incompetência fez com que em dois anos nosso estado não fosse capaz de licitar uma aeronave.
    Suas palavras me envaidecem e ao mesmo tempo aumentam minhas responsabilidades…

    VICTOR HUGO X BONDAN (DOA – Recife),
    Muito gratos pela mensagem dos có-irmãos da aviação…

    TEN CEL AMORIM (PMSC),
    Ao abrir as portas de Santa Catarina para a Paraíba, o senhor o fez de forma impessoal. Após me recebe, passou a tratar-me de maneira que demonstrava real interesse no meu crescimento profissional, verdade que é provada pela sua preocupação quanto a me fazer ver a importância em dar seguimento a minha Carreira como Oficial, dando início aos desdobramentos necessários à realização do meu CAO em SC, sem o qual eu estaria parado quanto a perspectivas de promoções.
    Sua experiência administrativa e operacional muito me serviu/ajudou e com certeza ainda haverá de servir, não só à minha pessoa, mas também ao COA/PMPB…

    Dra. ERIVALDA,
    Você vibra com o sucesso daqueles que quer bem, sua palavras me motivam às novas conquistas, beijos na família…

    Sd JADER (BOA/CBMSC),
    Fazendo uso da justiça, da razão e da sabedoria, que você me almeja, não posso deixar de registrar o excelente profissional e pessoa que você é. Serás um dos que poderá em muito contribuir para a formação dos nossos tripulantes…

    Seguirei agradecendo (oportunamente) à todos os que me honraram com seus comentários,

    Que Deus nos abençoe,

    Evilásio César Ramos Formiga

  19. Maj Formiga:
    Manifesto meu sincero sentimento de alegria pela
    conquista de mais um ideal em vossa carreira de piloto.
    Acompanho o site com afinco e em diálogo com conhecidos, percebo o quão árduo é o caminho para chegar onde hoje estás. Certamente são poucos que conseguem alçar vôos tão longínquos e audazes como tu fizeste. Percebo que és figura detentora de extrema carisma e humildade e, apesar de não conhecê-lo (espero conhecer um dia), desejo muito sucesso em sua vida, profissional e pessoal.

    Que só soprem bons ventos sob tuas asas e que o macacão verde forme um manto protetor para teu corpo e tua alma. Deus ilumine teus caminhos e abra os céus pros teus razantes.

    Agt PM Juan Berti
    CIEMER190 5ª RPM – PMSC
    -futuro piloto policial.

  20. Parabéns Caro Formiga pela assunção de comando, fato importante em nossa carreira. Espero em 2011 poder ajudar a PB à ter sua aeronave e iniciar sua operação. Efetivo e piloto já possuem.Parabéns
    Feliz 2011.

    Ten Cel Gonçalves
    CONAV – 2011-2012
    SENASP-MJ

  21. César,

    Como sua irmã não pude conter as lágrimas de emoção e regozijo por tudo o que acabei de ler.

    “Quando se busca o cume da montanha supera-se as pedras do caminho”

    Foram muitas as dificuldades, e vários amigos testemunharam isto, mas você perseverou. Venceu tudo!!! Ausência da família, falecimento do nosso pai, falta de apoio do governo (pós-Cássio, por perseguiçao política), dificuldades financeiras.

    Ao ver coroado o seu sucesso, reporto-me a momentos da nossa infância, quando usando a farda do exercito (de painho) dizia que ia ser piloto. Eu, na inocência da infância, muitas vezes ri e desdenhei deste seu sonho. Mas você foi mais forte que isto, você foi mais forte que tudo. Você é um heroi nesta empleitada!!

    Você fez por merecer esta vitória.

    Com certeza, onde estiver, nosso pai vibra e comemora sua vitória.

    Espero que o Governo da Paraíba em breve possa adquirir a aeronave para que vocês comecem a trabalhar e vejam sublimado seus sonhos.

    Ao ex-governador Cássio, nossos sinceros agradecimentos por ter aberto mão do seu trabalho como Ajudante de Ordem do Gabinete para enviá-lo para este Curso.

    Parabéns,César.
    Felicidades sempre!

  22. Grande Maj PMPB Formiga,

    Parabéns pela conquista.
    Sou testemunha do seu esforço.
    Também sei que vç foi muito bem capacitado e qualificado pelos amigos catarinenses.
    Mais uma vez parabéns vç merece.
    O Estado da Paraíba agradece.
    Como o C. Lopes postou, estamos a disposição
    aqui em Manaus

  23. Parabéns ao amigo Maj Formiga e integrantes do COA/PMPB.

    Excelente inicio de 2011 a você e a todos os amigos da aviação de segurança pública.

    Bons vôos.

    Parabéns ao amigo Ten Cel Gonçalves – Pres CONAV pela merecida promoção, e ao amigo Maj BM Tupinanbá pelo excelente tranbalho no Grupamento Integrado do Amazonas.

    Fraternalmente,

    EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM
    Cmt BOA/CBMSC

  24. AO NOBRE AMIGO E CMTE. O NOSSO PARABÉNS PELA CONQUISTA. SUADA, INTENSA, DESBRAVADORA PARA SEU POVO PARAÍBANO E SUA FAMÍLIA. QUE DEUS ILUMINE O AMIGO E QUE O RECOMPONHA COM TODAS AS GRAÇAS POR TODAS AS BARREIRAS VENCIDAS. COMO LHE DISSE UMA VEZ, É UM SACERDÓCIO DENTRO DE OUTRO SACERDÓCIO. ABRAÇOS AO AMIGO E FAMILIA.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezoito − 17 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários