- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

França – A Direção Geral de Armamento (DGA) da França confirmou a aquisição de mais dois H160M para a Marinha Francesa. Essas aeronaves vão se juntar à frota de quatro H160M já adquiridos em 2020. O primeiro deles está sendo montado pela Airbus Helicopters em Marignane, no sul da França.

Os seis H160M serão entregues em uma configuração de Busca e Salvamento (SAR – Search and rescue) e começarão a operar gradualmente a partir de maio de 2022 nas bases navais de Lanveoc-Poulmic (Bretanha), Cherbourg (Normandia) e Hyères (Provença).

Os H160M, chamados de “Guépard”, assumirão as missões SAR, atualmente conduzidas pelos NH90 e Panther. Eles foram encomendados pela Babcock em 2018 e serão mantidos e equipados em parceria com a Airbus Helicopters e Safran Helicopters Engines, garantindo disponibilidade para a Marinha Francesa e a continuidade das operações SAR nas costas do Atlântico e Mediterrâneo.

Os seis H160 serão equipados com guincho e cabine modular que pode ser otimizada para cada missão. Eles serão certificados para uso de óculos de visão noturna, que são necessários para operações de guincho à noite.

Além disso, serão modificados para uma configuração militar leve pela Babcock, um provedor de serviços de engenharia para atender as necessidades da Marinha francesa. Babcock integrará o sistema eletro-óptico da Safran Electronics & Defense, Euroflir 410.

O H160 possui motores Arrano, que atende missões que vão desde transporte offshore, aviação privada e executiva, serviços aeromédicos e serviços públicos.

Programa French Joint Light Helicopter

O programa Joint Light Helicopter (hélicoptère interarmées léger – HIL) para o H160 foi aprovado pelo Estado francês para cumprir dois objetivos: substituir as cinco frotas de helicópteros que estão em serviço nos três ramos das Forças Armadas francesas; e implementar melhorias gerais para manter a frota em condições operacionais (maintien en condition opérationnelle – MCO).

Marinha Francesa encomenda mais dois helicópteros H160M para operações de busca e salvamento
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários