Minas Gerais – Mais um atendimento de urgência foi realizado com sucesso pelas equipes do MG Transplante e Comando de Aviação do Estado da Polícia Militar (COMAVE). No início da noite de quarta-feira (14), o MG Transplantes recebeu a notícia de um captação de órgãos no interior do Estado em condições de serem transplantados em pacientes na fila de espera.
Devido a urgência, foi realizado o acionamento do COMAVE para o transporte aéreo até o município de Guaxupé onde seria realizada a captação dos órgãos. O COMAVE disponibilizou um avião King Air C90 da Polícia Militar de Minas Gerais e dois pilotos para realizarem o transporte da equipe médica.
A decolagem de Belo Horizonte ocorreu às 21h00 da mesma noite e às 22h00 a equipe médica já estava no hospital em Guaxupé, onde haveria a captação. Após a retirada dos órgãos, foram transportados até Belo Horizonte onde o pouso da aeronave ocorreu por volta das 02h45.
Do aeroporto a equipe médica seguiu direto para o hospital onde os procedimentos para os transplantes ocorreriam. Foram captados, 01 fígado, 02 Rins e 02 córneas. Segundo o Cel PM Rodrigo, Comandante do COMAVE, “mais importante que a eficiência dos setores envolvidos, que permitiram que mais uma vez vidas fossem salvas, é a conscientização da sociedade de que doar órgãos é doar vida”.