Rio Grande do Sul – Fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul durante toda a segunda-feira (04) e a Defesa Civil foi acionada para atender a população. No local, além das equipes terrestres do Corpo de Bombeiros Militar, helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (Bell407), Polícia Civil (AS350) e da Brigada Militar (AW119) estão no local para atender as pessoas desabrigadas e feridas.
Na manhã de hoje (05), no Vale do Taquari, uma equipe de resgate do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM) foi acionada para retirar uma mulher de 50 anos que estava sobre o telhado de sua casa, devido às fortes chuvas. A informação preliminar é que a equipe utilizou o guincho elétrico do helicóptero Guapo 22, modelo AW119, para resgatar a vítima.
Durante a operação do guincho, o cabo de aço rompeu-se, derrubando o operador aerotático e a vítima na água, de uma altura aproximada de 20 metros. Não há informação se a aeronave estava em deslocamento ou no pairado durante o içamento. O caso será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Os dois ficaram desacordados. Outro operador aerotático da aeronave saltou para realizar o salvamento das vítimas, que foram imediatamente levadas no helicóptero da Brigada Militar para o Hospital de Lajeado. A mulher faleceu no hospital e o tripulante está internado com ferimentos graves, em recuperação.
“A gente lamenta profundamente, no esforço que está sendo feito para poder resgatar as pessoas, que este incidente nos faça ter mais uma perda de vida”, disse Eduardo Leite, em vídeo divulgado nas redes sociais. Helicópteros das Forças Armadas foram solicitados pelo Governador para apoiar os resgates.
Resgate de família
Segundo informações divulgadas pela Brigada Militar, às 8h35 da manhã, antes do acidente, a equipe do BAvBM havia resgatado seis pessoas de uma mesma família às margens do Rio Taquari, na área rural de Arroio do Meio, que também estavam sobre o telhado de uma casa.
O resgate foi bem sucedido e todas a vítimas foram colocados em uma área segura. O salvamento foi filmado pela equipe da aeronave e divulgado nas redes sociais da Brigada Militar.
Confira o vídeo do salvamento: