- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Paraná – Em Maringá, o serviço aeromédico do SAMU Regional Norte Novo – SESA, possui uma mulher que pilota o helicóptero Saúde 10, a Comandante Mariana Botelho. Ela chegou há poucas semanas na cidade e integra as equipes de prontidão. Mariana já está na aviação desde os 21 anos de idade e já voou no IBAMA e em diversas operações de segurança pública pelo Brasil, além de voar na aviação executiva.

Atualmente o serviço de operações aéreas possui onze mulheres que formam as equipes de prontidão do SAMU Aeromédico, sendo uma comandante, duas médicas e oito enfermeiras.

Equipe em ação

A tripulação de domingo (12) era formada por ela, pela enfermeira Jéssica Teixeira e pela médica Cassia Izzo. Prontas para salvar, a equipe foi acionada para atendimento de uma vítima de ferimento por arma branca na cidade de Marialva. Com o auxílio da enfermeira Jéssica e da médica Cassia, realizou um pouso complexo em um terreno cercado por muros.

Comandante Mariana realizou pouso complexo em um terreno cercado por muros em Marialva.

A comandante tinha apenas um espaço limitado para pousar o helicóptero. Com sua experiência e treinamento no modelo do helicóptero (AS350), e auxílio da tripulação, pousou o Saúde 10 com segurança no terreno. A operação contou também com o apoio da Defesa Civil do município.

A responsabilidade que a tripulação possui ao aproximar uma aeronave em área restrita é grande e a comandante do helicóptero além da habilidade precisa receber e confiar nas orientações da tripulação para que o pouso e a decolagem aconteçam com segurança. Nesse momento o trabalho em equipe é fundamental.

O SAMU Regional do Norte Novo/SESA iniciou suas atividades em agosto de 2016 e é responsável pelo atendimento da população de Maringá e mais 29 municípios da região, porém o helicóptero Saúde 10 opera em um raio de 250 km de Maringá, atendendo mais de 150 municípios na região norte e noroeste do Estado.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários

comentários