- Anúncio -

Espírito Santo – Mesmo com a pandemia de COVID-19 e com as medidas de isolamento social adotadas pelo governo, as equipes de serviço do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Secretaria da Casa Militar vêm atuando incessantemente em apoio à Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) do Estado do Espírito Santo.

De sexta-feira (27) a segunda-feira (30) foram realizadas três missões aeromédicas com sucesso. Na sexta, um cidadão que não portava documentos de identificação foi atropelado em Pedra Azul, Domingos Martins, às margens da BR-262, sendo abandonado no local com politraumatismo e um quadro de dano neurológico gravíssimo.

Populares acionaram o SAMU que, diante do cenário, requisitou o apoio do NOTAER para o resgate aeromédico. O quadro da vítima era grave e depois de estabilizado foi levado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), na capital capixaba.

No domingo, um idoso de 72 anos, com quadro crítico de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico foi transportado de Anchieta, litoral sul do estado, para o Hospital Central, em Vitória. Sua situação era muito delicada e ele não suportaria o deslocamento terrestre de quase 90 quilômetros, que poderia agravar seu quadro clínico. A equipe do NOTAER e SAMU realizaram o transporte aeromédico em menos de 25 minutos.

Na tarde de segunda, a equipe de resgate do NOTAER foi acionada para apoiar o SAMU em mais um transporte aeromédico – novamente de Domingos Martins, mas desta vez com destino para o município de Cariacica. Um senhor de 72 anos sofreu um AVC e necessitava da rápida remoção para a região metropolitana, a fim de receber os cuidados médicos especializados.

As equipes seguiram para a localidade de Campinho, onde a vítima havia recebido os primeiros cuidados no Hospital Maternidade Arthur Gerhardt e, após a estabilização necessária para o transporte aéreo, foi realizada a remoção para o Hospital Meridional, em Cariacica. Após cerca de 15 minutos de voo, o paciente já estava sob os cuidados da equipe médica do hospital de destino.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários