Novo H145 chega ao Brasil para turnê de demonstração

Helicóptero chega em São Paulo e deverá passar por quatro outras cidades para apresentação

O helicóptero H145 chegou ao Brasil para uma turnê de demonstração aos clientes nacionais. Com roteiro iniciado por São Paulo hoje, (19), a aeronave multimissão será apresentada para o mercado civil, governamental, militar e offshore também nas cidades de Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

O H145 – novo nome do EC145 T2 – foi atualizado para melhorar o desempenho em condições extremas de altitude e temperatura, aumentar sua capacidade de voo, apresentar níveis de ruído mais baixos, reduzir a carga de trabalho do piloto e aumentar a segurança operacional.

H145 Copyright_Jay_Miller - 2014

Na parte externa, o rotor de cauda carenado com Fenestron® foi o grande diferencial, tornando o helicóptero o mais silencioso de sua categoria, com nível de ruído muito abaixo das exigências da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

A evolução do modelo seguiu o novo lema da Airbus Helicopters e da Helibras que priorizam a satisfação do cliente e a segurança de voo em seus produtos e serviços. O H145 traz uma Interface homem/máquina otimizada com novo pacote de aviônicos intuitivos (Helionix™), piloto automático que reduz a carga de trabalho da tripulação e sistema elétrico de última geração. A caixa de transmissão principal modernizada e os novos motores Turbomeca Arriel 2 E, aliados ao Fenestron ®, oferecem melhor desempenho e mais segurança.

Combinando o já comprovado desempenho da família EC145 com o compromisso da Airbus Helicopters em desenvolver produtos de excelência, o H145 é um potente, confortável, moderno e versátil helicóptero multimissão que traz uma ampla gama de opcionais para a melhor performance em qualquer operação. Esse modelo está sendo muito bem recebido por todos os mercados, o que deve acontecer também no Brasil, pois a aeronave está capacitada para atender as necessidades dos clientes que operam em regiões de alta temperatura.

As amplas portas laterais corrediças e as portas em concha na parte traseira facilitam o embarque de cargas e pacientes, o que torna o modelo um dos mais adequados para serviços aeromédicos, missões policiais e de busca e resgate, entre outros. A aeronave também está capacitada para missões noturnas, com o uso do sistema de óculos de visão noturna (NVG).

As portas e a espaçosa cabine também merecem destaque em sua utilização pelo mercado offshore, para o qual a aeronave tem capacidade e potência superior. Essas e outras vantagens são encontradas ainda na versão militar do novo helicóptero, renomeada como H145M, tornando-se a mais nova opção de alta tecnologia em helicópteros biturbinas leves para o mercado de defesa.

“Com 13 helicópteros da família EC145 operando no Brasil, nos mercados civil e governamental, a Helibras oferece suporte completo para responder às necessidades dos operadores no apoio logístico e manutenção da frota no país” informa François Arnaud, vice-presidente Comercial e Marketing da Helibras. “Além disso, a empresa oferecerá treinamento para pilotos e técnicos do modelo, com aulas teóricas, práticas e em simulador, que poderão ser realizadas na Airbus Helicopters”, explica.

Atendendo às premissas de satisfação do cliente e de ampliação da disponibilidade das aeronaves, o H145 possibilita aos operadores a realização de reparos de manutenção contínua sem a necessidade de interrupção nas atividades para inspeções de longo período.

A primeira unidade do H145 foi entregue pela Airbus Helicopters, no segundo semestre do ano passado, à DRF Luftrettung, empresa alemã de resgate aeromédico. De lá para cá, cerca de 20 clientes em todo o mundo receberam a aeronave. Até o momento, a Airbus Helicopters já assinou cerca de 140 contratos de vendas e opções de compra, além de 15 na versão militar (H145M) para o Exército Alemão e cinco para a Royal Thai Navy, a marinha da Tailândia.

Diferenciais do modelo:

image002

Ficha técnica – H145

Capacidade
1 piloto + 10 passageiros ou 1.500 kg de carga no gancho
Ou 2 pilotos+ 8/9 passageiros

Pesos
Peso máx. de decolagem: 3.650 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 3.650 Kg
Peso vazio: 1.919 kg

Motorização
2 turbinas – TURBOMECA ARRIEL 2E
Potência máx. de decolagem por motor: 894 shp

Desempenho (com peso máximo de decolagem)
Velocidade máxima (VNE): 268 km/h – 145 kts
Velocidade de cruzeiro rápido: 248 km/h – 134 kts
Razão de subida: 9,3 m/s
Teto de serviço: 5,165m
Autonomia com tanque standard: 3h37
Alcance máximo com tanque standard: 663 km

Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 13,63m
Comprimento da fuselagem: 11,69m
Altura: 4m
Diâmetro do rotor principal: 11m

Programa da Campanha de Demonstração

tabela

5 COMENTÁRIOS

  1. parabéns a Airbus por mais esse sucesso que vai enriquecer ainda mais o mundo aeronautico ,pena que não virão a Porto Alegre mas não faltará oportunidade para conhecer melhor essa máquina fantástica.

  2. Senhores fabricantes do H145M, sr Francois Arnaud, srs executivos da HELIBRÁS, acaso a AMAZÔNIA não lhes interessa, a AMAZÔNIA não merece por sua importância já materializada pela sociedade mundial ser também protegida por seus helicópteros, a AMAZÔNIA não tem recursos para dotar sua esquadrilha também com um H145M, a AMAZÔNIA não possui bons “embaixadores” e convencê-los à fazer uma DEMONSTRAÇÃO com o H145M sobre a maior floresta e a maior BACIA HIDROGRÁFICA do planeta, a rota do tráfico mundial mais complexa do mundo ou a HELIBRÁS desconhece a EXISTÊNCIA da AMAZÔNIA??

    • Caro Edmilson Filho,
      Como vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras, gostaria de afirmar, inicialmente, nosso maior interesse na Amazônia, seja para atender clientes militares como governamentais e também o mercado Oil & Gas. Esclarecemos que este Demo Tour do H145 está sendo realizado com o 2º protótipo da fabrica da Airbus Helicopters Deuchtland. A campanha de voos no Brasil foi encaixada dentro do programa mundial de demonstrações da Airbus Helicopters, e que tem muitos outros países a visitar. O ideal seria podermos passar por todos os estados, entretanto, o tempo disponível só permitiu à Helibras levar a máquina a Sao Paulo, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro. No Rio, a aeronave estará realizando voos durante a feira LAAD 2015 (14 a 17/04), ocasião em que teremos visitantes dos vários Estados e das Forcas Armadas que ainda não tiveram a oportunidade de ver o helicóptero. Sabemos do interesse de nossos clientes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do pais e esperamos poder realizar outra demonstração nessas regiões num futuro próximo, conforme a demanda. Aproveitamos para informar que nossos executivos de vendas estão a disposição para realizar apresentações técnicas do produto em qualquer ponto do pais, quando desejado pelo cliente. E teremos o maior prazer em receber clientes em nossa fábrica em Donauworth – Alemanha para visitar a linha de produção e realizar voos de demonstração.
      Saudações

  3. Prezados Celso Lopes e Edimilson Filho,

    Lamentamos não ter podido levar o Demo Tour para todas as capitais e regioes do País, mas como já foi dito acima, o tempo disponivel não nos permitiu.
    Aos que estiverem no Rio de Janeiro e puderem ir à feira LAAD no Riocentro (14 a 17/04), reforço nossa satisfação em recebê-los em nosso estande ou para mostrar o helicoptero H145 que estará realizando voos de demonstração.
    Os executivos de vendas da Helibras estarão à disposição para fazer uma apresentação do produto, mostrar os equipamentos e acessórios e a performance dessa bela máquina.

    Em resumo: O H145 é Cat A – VTOL – ISA + 20o C no Peso Maximo de Decolagem (3.650 kg), Single Pilot IFR, Piloto Automatico de 4 eixos, full ILS até 0 kts (paira sobre a pista) hands off. Aeronave biturbina com Nivel de ruido menor que todos os biturbina e todos os monoturbina existentes no mundo. Certificada pela EASA e pelo FAA. Homologação da ANAC em curso, prevista para ser concluida em agosto/15.

    Venham nos visitar. Será um prazer recebê-los !

    CMTE MAURO H. AYRES – PLAH 0552
    GERENTE DO MERCADO GOVERNAMENTAL
    HELIBRAS – an Airbus Company
    (11) 99195-0506; [email protected]

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × 4 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários