Novo hangar é inaugurado e Escola de Aviação é transferida para Piracicaba/SP

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A região de Piracicaba ganhou uma nova sede de Base de Radiopatrulha Aérea (BRPAE), inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin no sábado (26/01). O novo hangar fica no Aeroporto Estadual Pedro Morganti, Estrada Monte Alegre, Piracicaba, distante 164 quilômetros de São Paulo.

efetivo piracicaba nascimento Ferr1

A inauguração do novo hangar, além de fazer parte de planejamento estratégico da PM e do Governo do Estado, também atende reivindicação apontada no texto “Piracicaba Mais Segura”, escrito pela Câmara de Vereadores de Piracicaba após audiências públicas reunindo variados setores ligados à segurança pública no município. “No documento está o pedido de “ampliar o uso do helicóptero e os investimentos Polícia Militar, o que contempla a inauguração desta base”, avalia Carlos Cavalcante, o Carlinhos (PPS), vice-presidente da Mesa Diretora.

“Todo o processo de aparelhamento de segurança em Piracicaba, que começou com a vinda do CPI-9 e Deinter-9, está sendo completado com o espaço próprio do helicóptero, e isso representa o bom trabalho das forças políticas do município”, destacou o vereador. “A Câmara tem compreendido as necessidades da cidade e dado todo apoio para que possamos conquistar estas melhorias.”

efetivo piracicaba nascimento Ferr2

O novo hangar do helicóptero Águia da PM conta com cerca de 1.700 metros quadrados de construção, numa área total de quase 4 mil metros quadrados, foram investidos R$ 4.139.525,08 milhões na construção, tem efetivo de 21 policiais militares. Instalada desde 18 de agosto de 2010, a base funcionava até dezembro em espaço alugado no Aeroporto Municipal “Pedro Morganti”, no bairro Monte Alegre, em Piracicaba. Agora, está em instalações próprias, o que acaba facilitando o deslocamento para a área de atuação do Comando de Policiamento do Interior (CPI-9), a qual envolve 52 municípios.

Somente no último ano, a Base de Piracicaba prestou 944 apoios ao policiamento terrestre de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas. Durante o período, os policiais da unidade detiveram 70 pessoas, salvaram outras seis, apreenderam 25 armas, localizaram 92 veículos e recuperaram R$ 175 mil roubados.

inauguracaopiracicaba

Durante o discurso na solenidade, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, apontou a inauguração do hangar como “parte dos nossos esforços para melhorar as operações da PM em todo o Estado”. Alckmin também lembrou que, embora os números de homicídio tenham aumentado em todo o Estado, a região de Piracicaba registrou queda de 5 por cento nos casos de homicídio e 44 por cento em latrocínio. “Isso demonstra que o trabalho está dando resultado”, avalia.

As ferramentas da unidade são eficientes para rápidos salvamentos em catástrofes, como enchentes, ou em locais altos e de difícil acesso. A Base conta com policiais militares treinados e especializados para o atendimento de variados tipos de ocorrência.

Além da nova sede de Piracicaba, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar conta com outras 10 Bases espalhadas pelo Estado, uma na Capital e outras nove em todas as regiões do interior. Juntas, as unidades também apoiam o Corpo de Bombeiros e o policiamento rodoviário e ambiental no combate à criminalidade.

efetivo piracicaba nascimento Ferr

São 28 aeronaves no Grupamento, de modelos variados, utilizadas para o atendimento de ocorrências de urgência e em locais de difícil acesso – seja em pistas curtas, grama, terra ou asfalto –, missões de resgate, remoção aeromédica, transporte de órgãos para transplante, etc.

Além do governador, participaram do evento o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira, o comandante interino do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GRPAe), tenente-coronel Edson Luiz Gaspar, e o comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba, capitão Edgard Marcos Gaspar.

A solenidade também contou com a participação do prefeito Gabriel Ferrato, do ex-prefeito Barjas Negri, dos deputados estaduais Roberto Morais e Aldo Demarchi, além dos vereadores José Aparecido Longatto (PSDB), Pedro Kawai (PSDB), Madalena (PSDB), Pedro Cruz (PSDB), André Bandeira (PSDB), Paulo Camolesi (PV), Paulo Campos (PTB), Chico Almeida (PT), Dirceu Silva (PPS), Matheus Erler (PSC) e representante dos vereador José Luiz Ribeiro (PDT).

Piracicaba ira sediar a Escola de Aviação da Polícia Militar

escola de aviacao

Além da base operacional, a solenidade marcou a mudança da sede da Escola de Aviação da Polícia Miliar, que antes funcionava no Campo de Marte, em São Paulo, mas que, devido ao intenso tráfego aéreo na capital paulista, está agora em Piracicaba. “Com uma das maiores frotas de helicópteros do mundo, acabou ficando caro manter a escola na capital, por isso estamos trazendo para cá”, explicou Fernando Grelha, secretário estadual de Segurança Pública.

As aulas práticas do curso básico serão realizadas na cidade e as aulas já contam com oito alunos da 12a Turma de Pilotos do GRPAe, dentre eles a primeira piloto de helicóptero da Polícia Militar, a 1o Ten PM Lara Carolina Duarte. Os alunos terminaram a parte teórica do curso de pilotagem e agora iniciam a fase prática nos helicópteros de treinamento Schweizer 269C da PM. A Base terá que passar ainda por vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tendo em vista a criação de uma nova seção da escola.

efetivo piracicaba nascimento Ferr3

A Escola de Aviação (ESAV), homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio da qual a corporação forma pilotos e tripulantes. A Escola funciona desde maio de 1996. Para ingressar no curso, o policial militar precisa ser oficial e ter no mínimo dois anos de atuação operacional, ou seja, prestação de serviços nas diversas modalidades de policiamento ou no Corpo de Bombeiros.

O aluno começa recebendo instruções no helicóptero HU-30 (Schweizer 269C), ganha a carteira de Piloto Privado de Helicóptero e voa por pelo menos 500 horas como copiloto para passar para a próxima etapa do curso.

Depois, segue para o estágio de voo avançado, onde é submetido a um Conselho de Voo, que conforme o desempenho decidirá se o piloto está ou não em condições de assumir a responsabilidade de comandante de aeronave policial. A formação completa do piloto do Águia pode levar de três a quatro anos.

Fonte: Piloto Policial, SSP-SP e Câmara Municipal de Piracicaba.

Fotos: Nascimento Ferr e Emerson Pigosso.

- Anúncio -

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo a todos esses heróis do céu e da terra pela profissão digna de salvar vidas , Edgar sucesso sempre nessa sua carreira e ao cel Carlos Eduardo Falconi desejo tambem toda sorte do mundo você merece amigo , que Deus esteja sempre com você!!! Um super abraço a todos da BRPAe Piracicaba e de São Paulo tambem !

    Bárbara Bottene Romani de Araujo
    Centro de Comunicação Social da GAFAB BRASIL

  2. Parabéns ao GRPAe! Gostaria de saber quando também será inaugurada a base do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) de Piracicaba? Alguém tem essa informação? Obrigado.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários