Rio de Janeiro – A Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro recebeu seu primeiro helicóptero Airbus H130 totalmente equipado para missões aeromédicas (suporte avançado de vida), incluindo uma incubadora para transporte neonatal.
Chamado de Saúde 02, a aeronave entrou em operação no dia 17 de março de 2025 e já realizou 18 transportes aeromédicos neonatais e 13 transportes de órgãos. Já são mais de 36 horas voadas em favor da vida. A outra aeronave operada pelo SOAER é um helicóptero bimotor AS355NP (Saúde 01).

Com capacidade para dois pilotos, uma maca e até três membros da equipe de saúde, o H130 possui piloto automático, controle ativo antivibração e outros sistemas de segurança. Com amplo espaço interno, é possível acessar o paciente durante o voo com facilidade. Com grandes portas deslizantes, a cabine facilita o embarque e desembarque da maca, equipamentos e da equipe de saúde. Além disso, o apresenta baixos níveis de ruído e vibração, proporcionando maior conforto aos pacientes e tripulantes.
Segundo o Tenente-Coronel Medina, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e superintendente do SOAer, “A introdução desse helicóptero traz dois fatores principais: a possibilidade de voar com copiloto, o que aumenta ainda mais a segurança, e o espaço interno da aeronave, que facilita o trabalho das equipes médicas”.
Em quatro anos de operação, o grupamento realizou somente com o Saúde 01 mais de 725 transportes de órgãos e, em dois anos e meio atuando com o SAMU, mais de 430 crianças foram transportadas, consolidando sua atuação nos 92 municípios do estado. Agora com o Saúde 02 incorporado à frota, os números devem aumentar.
“É uma grande satisfação saber que o povo do Rio de Janeiro terá à disposição um equipamento com tecnologia de ponta e alto desempenho para salvar vidas”, disse Alberto Duek, Presidente da Helibras.