- Anúncio -

Pina, Eliete Carvalho
Mendes, Nelson Augusto

Estudo sobre o fechamento do canal arterial em recém-nascidos prematuros, tem como objetivo a conclusão do curso de Estudo sobre o fechamento do canal arterial em recém-nascidos prematuros, tem como objetivo a conclusão do curso de especialização em transporte aeromédico e medicina aeroespacial da faculdade CENSUPEG.

O canal arterial é responsável pelo desvio do fluxo sanguíneo da circulação pulmonar de alta resistência para a aorta descendente e para placenta. O fechamento do canal arterial em recém-nascidos a termo ocorre normalmente entre as primeiras semanas após o nascimento, porém nos recém-nascidos prematuros esse fechamento é mais lento.

Quanto menor o peso e menor a idade gestacional, e quanto maior o diâmetro do canal arterial do recém-nascido prematuro, maior a permanência do canal arterial. O diagnóstico é definido por exames clínicos e de imagem dopplerecocardiograma. As complicações do fechamento tardio do canal arterial são: insuficiência cardíaca, isquemia miocárdica, congestão pulmonar, enterocolite, etc.

O tratamento pode ser medicamentoso com uso de anti-inflamatórios e da indometacina, e também correção cirúrgica nos casos mais graves. Quando há necessidade de transporte inter hospitalar destes pacientes, há indicação de transporte aeromédico devido a gravidade do quadro e aos riscos para o prematuro. Os cuidados do enfermeiro de voo são essenciais para garantir um transporte aéreo seguro.

Os autores são enfermeiros com especialização em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial.
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários