O Novo “glass cockpit” para o MD 500

Uma nova opção de glass cockpit para as aeronaves MD 500 está próxima de ser certificada pela FAA, após o primeiro voo da nova configuração realizada no centro de manutenção da United Rotorcraft Solutions, no Texas.

O cockpit substitui a instrumentação padrão por um sistema integrado de informações de voo, com duas telas de 8 polegadas, fornecido pela Sagem Avionics. O sistema foi concebido e integrado pela United Rotorcraft Solutions, que também está supervisionando o programa de ensaios de voo.

Novo "glass cockpit" do MD500 - Foto : United Rotorcraft

David Brigham, presidente e proprietário da United, diz que os testes de voo começaram com uma aeronave modelo 500E, e espera que a FAA emita a certificação de tipo suplementar ainda este mês (ABR/10). Inicialmente, a certificação irá abranger apenas o modelo500E, mas Brigham alega que o sistema poderá ser facilmente modificado para também incluir os modelos 500F e 520N, devido as semelhanças entre eles.

A MD Helicopters diz que vai oferecer o glass cockpit como item opcional nas aeronaves MD 500 assim que for concluído o processo de certificação, sendo que as entregas das novas aeronaves devem começar no final deste ano.

Modelo do painel standart do MD 500 - Foto : MD Helicopters

A Sagem já forneceu equipamentos para instalações semelhantes para mais de dez modelos de helicópteros, incluindoo Robinson R44, Bell 206 e Eurocopter AS350, mas essa é a primeira vez que faz parceria com um fabricante para oferecer a cabine como um opcional de fábrica em helicópteros .

A United vem trabalhando no projeto há quase um ano e deverá oferecer o novo cockpit como retrofit para antigos operadores de MD500. O retrofit também poderá ser oferecido por centros de manutenção homologados desde que comprem o kit de aviônicos e equipamentos da United, que é a líder do projeto com a colaboração da Sagem. A MD também deverá oferecer o novo cockpit como parte de seu negócio de retrofit de aeronaves.

A United e a Sagem dizem que os trabalhos para implantação de um cockpit similar para o MD 902 Explorer deverá começar ainda este ano. A United tem uma vasta experiência com instalações de aviônicos mas nunca antes havia certificado um glass cockpit.

O MD 500 glass cockpit é um dos vários aprimoramentos a linha de produto MD, que com isso espera aumentar suas vendas. Ainda nessa linha, a MD planeja oferecer um aumento de peso máximo de decolagem, tanto para o MD 500E e 530F até o final de 2010.

No ano passado, a MD Helicopter certificou uma nova versão de emergência médica do Explorer, que deverá ajudar a impulsionar as vendas do bimotor.  A MD entregou recentemente os primeiros três helicópteros com essa configuração.


Fonte : Flightglobal



1 COMENTÁRIO

  1. Prezados, boa noite.

    Para aqueles que conhecem os “MD500 Series” a instalação do Glass Cockpit é mais um atrativo que a MD Helicopters incorpora a família MD500, que sem sombra de dúvidas são excelentes máquinas com exlecente performance, conformo, custo benefício, ergonomia e manutenção. Parabéns, mesmo que atrasado.

    Para os que ainda não conhecem a maquina, fica a sugestão: conheçam!!!

    Rtt. Tenente Tassinari – Comandante de Operações Aéreas – 3ª CORPAER / BTL RPAER / PMMG

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

16 + 6 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários