Rondônia – Na manhã de segunda-feira (14), o major BM Hugo Rios assumiu o Comando de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. O major BM Philipe Rodrigues Maia esteve à frente do comando por oito anos, e deixou o cargo para se dedicar a um novo projeto no Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Nesse período Maia esteve a frente de mais de duas mil horas de voos, mais de dois mil pousos realizados. Para ele a pandemia foi marcante. Transportaram mais de 100 pacientes. Em apenas três meses foram mais de 600 horas de voos. “Tivemos a alegria de voltar com pacientes recuperados, mas também sentimos a tristeza de voltar com corpos daqueles que estavam em outros estados em tratamento’’, complementou.

O novo comandante, major BM Hugo Rios, que exerceu durante 10 anos a função de coordenador financeiro da Corporação e há oito é aviador, conta com orgulho o esforço realizado pelo estado em salvar vidas na pandemia. ‘‘O Comando de Operações Aéreas de Rondônia foi o grupamento que mais transportou pessoas com COVID-19 do Brasil e também transportou materiais necessários para o enfrentamento à pandemia. Foi assim que conseguimos ajudar o Estado a aumentar os testes rápidos e ampliar leitos de UTI’’.

Ele conta ainda que o serviço aeromédico feito diretamente pelo Comando de Operações Aéreas representou uma grande economia ao Estado. Calcula-se que em um ano a economia foi de R$ 4 milhões aos cofres públicos. A unidade possui quatro aeronaves, três aviões aptos para transporte aeromédico e um helicóptero para missões de resgate e combate a incêndios florestais.

Novos equipamentos

Durante a cerimônia houve a entrega de 18 Equipamentos de Proteção Respiratóia (EPRs) doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e que serão distribuídas às unidades operacionais.

Ainda houve o reforço de materiais de salvamento, incluindo maca, cadeira e prancha de resgate, assim como capacetes específicos para salvamento em altura. O investimento foi superior a R$ 35 mil.

COA recebe equipamentos para as atividades desenvolvidas. Foto: Ésio Mendes.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quinze − treze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários