- Anúncio -

Paraná –  Na tarde de quinta-feira (5), um jovem foi resgatado depois de se afogar no Rio Ivaí, Estância Ronco das Águas (Ilha da Bananeira), em Floresta, no Norte do Paraná. O salvamento foi realizado por operadores de suporte médico do Serviço de Operações Aéreas do SAMU 192, Base Maringá.

Segundo o SAMU, a equipe aeromédica foi a primeira a chegar no local e encontrou a vítima ainda dentro a água. Ao avistá-la, o comandante da aeronave Raphael Chiossi posicionou o helicóptero a baixa altura sobre a água e o médico Maurício Lemos desembarcou para fazer o salvamento da vítima. No momento do afogamento, o rapaz estava com mais dois amigos.

Operador de suporte médico do SAMU salta do helicóptero para salvar vítima de afogamento no Rio Ivaí, PR.

O médico que estava com a vítima na água solicitou à enfermeira Erika, que permaneceu a bordo da aeronave, o cilindro de oxigênio portátil e a maca rígida para que realizasse a imobilização do rapaz, pois com a avaliação clínica, além de Grau 3 de afogamento, também havia suspeita de trauma raquimedular e era preciso evitar danos secundários com a sua retirada da água.

Segundo o médico Maurício Lemos, o local dificultou muito o salvamento, “o terreno era irregular, muitas pedras e com profundidades variáveis de até 3 metros. Levamos o rapaz sobre a maca até a margem e iniciamos os procedimentos para sua estabilização antes do embarque na aeronave”, disse após o resgate.

Com apoio de outras equipes do SAMU que chagaram no local para ajudar no salvamento, o rapaz de 25 anos foi socorrido e encaminhado no helicóptero Saúde 02 ao Hospital Bom Samaritano, em Maringá, onde permanece estável.

- Anúncio -