Escócia – A operadora aeromédica escocesa SCAA (Scotland’s Charity Air Ambulance) registrou seu ano (2021) mais movimentado de todos os tempos, quando o país emergiu do bloqueio da pandemia com uma demanda crescente por serviços aeromédicos.

A SCAA opera atualmente dois helicópteros EC135-T2is e dois veículos de resposta rápida. As chamadas de emergência subiram muito além dos níveis pré-pandemia. As tripulações das bases aéreas de Aberdeen e Perth foram implantadas 810 vezes durante 2021, um aumento de 76% na carga de trabalho do ano anterior.

Isso resultou em um número recorde de pacientes gravemente doentes ou feridos levados para atendimento hospitalar de todas as partes da Escócia e de muitas de suas ilhas. Um total de 333 pessoas foram transportadas por via aérea pela SCAA (+140), com quase três quartos levadas para os quatro Centros de Traumatologia do país em Aberdeen, Glasgow, Dundee e Edimburgo.

Operadora aeromédica escocesa SCAA registrou aumento de demanda após lockdown. Foto: SCAA.

Os casos de lesões traumáticas continuaram a dominar o registro de missões da SCAA em 2021, mostrando um aumento de 49% e representando cerca de 40% (323) das chamadas do ano. Destes, o maior número (135) foi para colisões de trânsito que representaram quase 42% de todas as emergências de trauma e 17% do total do ano.

Outras emergências de trauma atendidas pela SCAA incluíram quedas (97), acidentes industriais (23) e lesões relacionadas à equitação (24).

Ao longo do ano, os dois helicópteros da SCAA transportaram equipes médicas avançadas diretamente para o local de 111 emergências. As equipes também chegaram rapidamente ao local para aqueles que estavam gravemente doentes, incluindo emergências relacionadas ao coração (136) e derrames (22).

Um total de 160 missões envolveram transferências aéreas de locais remotos ou insulares para atendimento hospitalar avançado no continente, onde foram economizadas horas em tempos de viagem para pacientes vulneráveis.

Operadora aeromédica escocesa SCAA registrou aumento de demanda após lockdown. Foto: SCAA.

Além do transporte aéreo de pacientes para o hospital, os paramédicos da SCAA estavam à disposição para tratar e ajudar em casos que variavam de grandes incidentes de trauma com várias vítimas a doenças de um único paciente.

A SCAA teve impacto nos resultados de doentes e feridos das ilhas das Hébridas e Orkneys até Aberdeenshire e The Borders. A maioria das emergências atendidas por seus helicópteros aeromédicos ocorreu nas áreas de Highland (27%), Grampian (24%) e Tayside (19%).

Os pacientes atendidos pela SCAA variaram de bebês a idosos, sendo a maioria adultos de 18 a 64 anos (55%) e 34% envolvendo pacientes com mais de 65 anos. O registro da missão de 2021 da SCAA mostra que o mês mais movimentado foi julho, enquanto as quintas-feiras tiveram a maior demanda pelo serviço.

Ao longo de 2021, a SCAA transportou pacientes para hospitais em todo o país. Mais de 15 hospitais diferentes, de Orkney a Newcastle, foram visitados pela SCAA para entregar pacientes gravemente doentes e feridos.

Operadora aeromédica escocesa SCAA registrou aumento de demanda após lockdown. Foto: SCAA.

Respondendo tanto por terra quanto por ar, os paramédicos da SCAA atenderam 219 emergências em seus Veículos de Resposta Rápida, 27% das chamadas do ano.

O serviço é inteiramente financiado por doações públicas, está agora em seu nono ano de operação. As equipes trabalham 12 horas por dia, 365 dias do ano, nas bases de Aberdeen e Perth.

Refletindo sobre as operações do ano, o CEO da SCAA, David Craig, disse que a demanda por atendimento de emergência pré-hospitalar nunca foi tão grande.

“Esperávamos ficar cada vez mais ocupados à medida que o país voltasse a alguma aparência de normalidade após o bloqueio”, disse CEO da SCAA, David Craig, “mas as demandas em nossos dois helicópteros e veículos de resposta rápida foram consideráveis ​​ao longo de 2021. Foi um ano difícil para todos”, complementou.

Operadora aeromédica escocesa SCAA registrou aumento de demanda após lockdown. Foto: SCAA.

Escreva um comentário

11 − quatro =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários