Rondônia – Um paciente de 41 anos, após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e passar pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e ter ficado internado no hospital municipal de Juína, Mato Grosso, conseguiu a sua transferência em uma aeronave do Corpo de Bombeiros. O homem não possui parentes na cidade de Juína e, por estar distante da família, tentou várias vezes retornar para sua cidade de origem, Rolim de Moura, em Rondônia.
O homem estava trabalhando em um garimpo da região quando sofreu um AVC e recebeu atendimento na cidade de Juína. Várias tentativas foram feitas através de familiares e amigos do paciente junto ao serviço de assistência social do Hospital Municipal “Hideo Sakuno”, porém todas sem sucesso. Na tarde de sexta-feira (19), receberam a boa notícia sobre a transferência através de avião do Corpo de Bombeiros e equipe médica até sua cidade, em Rondônia.
A médica da equipe, Cristiane Francisco dos Santos, explicou que o paciente passou por um AVC e agora se encontra em um tratamento paliativo. O homem recebeu alta do hospital municipal, porém era necessário um transporte aéreo com equipamentos adequados, garantindo melhor suporte ao paciente.
Devido já estar no final do dia não foi possível retornar ao estado de Rondônia. A tripulação recebeu apoio dos bombeiros da 14ª CIBM de Juína. Pernoitaram na cidade para realizar o transporte no sia seguinte.
O capitão Cordeiro, piloto do avião do Corpo de Bombeiros de Rondônia, disse que já realizou diversos transportes aeromédicos de pacientes entre o estado de Rondônia e outros estados. Rondônia conta com aeronaves especializadas para transporte de pacientes. A aeronave decolou na manhã de sábado (20) de Juína. O paciente já está com sua família em Rondônia.