Palestra: Cuidados com aquisição e recebimento de peças – TCel Reis

Programação do 3º Workshop Aeronáutico do DETRAN/DF, organizado pelo seu Núcleo de Operações Aéreas (NUOPA), apresentado pelo Ten Cel Esp Av R1 Jocelyn Santos dos Reis, do CENIPA, incansável “guerreiro” da Segurança Operacional na área de manutenção aeronáutica, em que em sua primeira palestra abordou o tema “Unapproved Parts” – Cuidados com aquisição e recebimento de peças.

A palestra teve como objetivo alertar sobre a importância da verificação adequada da origem de uma peça, bem como as medidas preventivas na compra/recebimento de material aeronáutico.

A apresentação está disponível no link abaixo, para melhor compreensão e entendimento do vídeo :

“Unapproved Parts” – Cuidados com aquisição e recebimento de peças


Fonte: Piloto Policial


1 COMENTÁRIO

  1. Olá!
    Quando no curso CENIPA de Manutenção de Aeronaves que fiz em 2009 tive o privilégio de ter algumas disciplinas com esse “show man” de palestras sobre segurança de aviação, TC RR Reis.
    Infelizmente não asisti essa palestra sobre “bogus parts”, mas vou fazer o download dela.
    Como inspetor de manutenção sabemos que temos mais essa tarefa de verificar realmente se a peça que está entrando na aeronave é realmente a que consta em seu certificado e sua procedência.
    E, pois a adulteração existe não somente em peças aeronáuticas, mas também em serviços. saber se uma oficina está realmente habilitada a fazer o serviço e saber todo o histórico do que foi feito. Caso haja substituição de peças que a oficina apresente-as após o serviço executado. Digo a todos que em muitos, muitos, muitos lugares a tal da pane, retirada pela “bic”, é costumaz!!!
    E, segue abaixo um´pequeno extrato do discurso final da 1° turma CENIPA de Manutenção de Aeronaves:
    “A aeronave tem que somente decolar, voar, cumprir sua missão e pousar. Simples!!! Fazer o correto, da maneira correta e viver!! Gostar de viver!! Gostar do que se faz. Fazer com paixão, respeito e ser honesto. Honesto para consigo e para com os outros. Respeito pelos seus limites e pelos limites da máquina. Simples!! Seria se por detrás de tudo isso não estivesse o bicho-homem. Aquele mesmo, com os tais 6.000 anos de pecados!!
    Ser imperfeito, muitas vezes egocêntrico e destemido, mas elemento fundamental da atividade de voar e que, aqui em nosso caso, tem a nobre tarefa de fazer voar.”
    Abçs a todos!
    Luis A. Martins- Insp. Mnt
    Porto Velho-RO-Brasil

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários